A ZF participa da Agrishow 2018, que acontece entre os dias 30 de Abril e 04 de Maio em Ribeirão Preto, SP. A empresa irá expor um completo portfólio de soluções para o mercado agrícola sul-americano, e neste ano traz para a região o novo Eixo Narrow, que faz parte do portfólio de eixos-portal estreitos da série Kintra para equipar tratores de 25 a 70hp. A novidade é resultado da nova joint-venture da ZF com a YTO, um dos principais fabricantes de máquinas para os setores de construção e agrícola da China. Além de equipamentos como o reconhecido Eixo TSA23, a ZF completará a exposição com amortecedores de cabines, embreagens e Torque Rod para Pulverizadores. Os avanços da marca na área de conectividade, inteligência artificial e automação também serão a tônica de sua presença durante o evento. A empresa aproveita para demonstrar de forma virtual seu trator-conceito semiautônomo, resultado da parceria que fechou junto à montadora austríaca de máquinas agrícolas Lindner em 2017. A eletrificação é outro tema que será trabalhado pela ZF durante a Agrishow, por meio da demonstração de sistemas para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+.
Novo Eixo Kintra - Narrow para tratores de 25 a 70hp – Após comemorar a produção de 500 mil eixos em sua planta matriz, localizada em Sorocaba, SP, a ZF traz para o seu portfólio agrícola uma nova linha de eixos destinada a tratores de pequeno porte. O portfólio de eixos-portal estreitos da série Kintra é produzido pela ZF YTO. Uma de suas principais características está na combinação de vão livre e amplo ângulo de esterçamento, que oferecem alto grau de manobrabilidade em aplicações off-road. O conceito “blindado”, onde não há passagem de elementos rotativos fora das carcaças, compõe um sistema de vedação eficiente e menos sensível a desgastes.
O portfólio de eixos conta com seis modelos que podem equipar tratores de 25 a 70hp nas mais diversas aplicações, onde menores raios de giro e design compactos são fatores-chave, devido às restrições de espaço durante a operação.
De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o objetivo é ampliar o portfólio de soluções para a área agrícola brasileira, em constante expansão e modernização, e atender os tratores de pequeno porte destinados a todos os tipos de operação no campo: “Com a nova família de eixos, ampliamos o fornecimento para os setores agrícola e de construção, que antes era de 75 a 240 cavalos de potência e passou a ser comercializado a partir de 25 cavalos”.
Eixo TSA 23 – O eixo lançado pela ZF durante a edição anterior da Agrishow também será levado para a exposição deste ano, por tratar-se de um produto com nível de tecnologia e desenvolvido para que o produtor obtenha melhor desempenho de sua máquina aliado a uma precisão ainda mais apurada. “A receptividade do mercado com o Eixo TSA 23 lançado durante a última edição da Agrishow foi muito positiva, uma vez que foi um produto com design e aplicação desenvolvidos integralmente pela engenharia de produto no Brasil com suporte das demais áreas da empresa, mas principalmente em linha com a necessidade do cliente final e das montadoras”, avalia Silvio Furtado. “O resultado desse desenvolvimento trouxe garantias em produtividade, redução de desperdícios e de gastos com manutenção”, explica o executivo.
Trata-se de um modelo de eixo com nível de tecnologia aplicada quando comparado aos demais, isso porque o equipamento traz o que há de mais moderno em tecnologia exigida no campo. O Eixo TSA23 foi criado para equipar tratores agrícolas com faixa de potência entre 160 e 240hp com novas características para o mercado brasileiro. Um de seus principais atributos está no sensor de esterçamento embutido na carcaça lateral. A tecnologia possui interface com o GPS das montadoras e atua para manter sempre o trator no percurso correto. Em casos de desvio do trajeto, o sensor corrige o ângulo de esterçamento para que o trator volte para a rota estipulada, não prejudicando a cultura.
Os cabos do sensor estão alocados no interior da carcaça do eixo, o que evita danos no cabeamento e em conexões, aumenta a confiabilidade no produto e reduz as paradas da máquina para manutenção por danos inerentes às aplicações mais severas no ambiente de trabalho agrícola. Além disso, o eixo oferece a possibilidade de trabalhar com implementos frontais devido a sua capacidade de carga, otimizando a operação do trator, que pode, ao mesmo tempo, utilizar o implemento traseiro.
A localização do sensor, próximo às rodas, permite uma precisão ainda mais apurada. Em função da maior exatidão e do melhor ângulo de esterçamento, o produtor reduz desperdícios causados pelo amassamento do plantio no momento em que o trator trafega em meio à plantação, aumentando sua produtividade. O sistema de direção com 180 bar de pressão garante ainda mais segurança e conforto ao operador durante a condução.
O Eixo TSA 23 recebeu em seu desenvolvimento um novo sistema para apoio do Cardan que garante uma capacidade de carga até 25% superior em relação às atuais versões de eixos. Como opção em seus eixos, a ZF disponibiliza o diferencial autoblocante, largamente utilizado pelo mercado brasileiro, e também a opção do bloqueio hidráulico do diferencial acionado pelo operador do trator. Esta é mais uma vantagem sobre as outras soluções existentes no mercado.
Outro diferencial da ZF é o fato de que ela não possui um eixo padrão, e permite que o produto seja personalizado conforme a necessidade do cliente. Ou seja, a montadora pode definir a redução do diferencial específico para cada modelo de trator, escolher se utilizará o sensor de esterçamento ou não, e ainda optar pelo diferencial autoblocante ou com bloqueio hidráulico, por exemplo.
Por poder ser utilizado em aplicações mais severas, o Eixo TSA23, assim como já acontece no TSA09, recebeu vedação especial. Isso permite que ele opere sem sofrer danos em terrenos irrigados, como em cultura de arroz, em máquinas que recebem implementos como a pá carregadeira e em solos muito compactados.
A família de Eixo Tracionado TSA é composta pelos Eixos TSA20 e TSA23 nas versões rígida e suspensa. Esses modelos atendem aplicações em tratores com potências 160 – 240 hp. Já o TSA09 é destinado a tratores com potência de até 90 hp. Uma importante vantagem é que a Família TSA conta com uma ampla rede de peças em todo o Brasil.
Lindner Tractor – Em parceria com a montadora austríaca Lindner, a ZF desenvolveu o protótipo de um trator-conceito semiautônomo que integra as diversas soluções disponíveis em seu portfólio de produtos, explorando as megatendências da conectividade, inteligência artificial e automação.
O protótipo se baseia no trator Lindner Lintrac 90, que a ZF equipou com uma combinação de câmeras e sensores radar e lidar, seguindo o conceito “See-Think-Act”, os sinais são processados pela plataforma de controle ZF Pro AI que opera através de deep learning, mapeando um ambiente de 360° com reconhecimento de presença de pessoas, processando ações que priorizem a segurança e produtividade e executam comandos através da conectividade com os controles do Driveline e Powertrain.
Um módulo adicional GPS conectado ao sistema de direção e à transmissão CVT TMT09 da ZF, tornam a automatização de diversos processos possível, podendo ser ativados até por meio de um aplicativo instalado em um tablet.
A tecnologia contida neste trator-conceito abre as portas para muitos recursos, revelando um trator capaz de aprender. O trator possui um sistema de auxílio que detecta arestas afiadas, delimitações no campo e faixas – por exemplo as fileiras de plantações – e automaticamente mantém o trator no caminho certo. Isso torna o processo e o sistema mais fácil e eficiente para o motorista. E o próprio trajeto fica mais seguro graças ao sistema de visão ampla do trator. O agricultor ainda pode ver tudo o que acontece a sua volta pelas largas janelas do trator, mas pode facilmente fazer o acompanhamento através de um tablet prático na cabine do condutor. Enquanto estiver trabalhando no campo, o trator “aprende” o trajeto e o armazena para uso posterior. Isso significa que após completar o primeiro trajeto, o trator pode trabalhar no campo automaticamente, sem precisar de um condutor. Graças à identificação de objetos e pessoas, o sistema está sempre monitorando a segurança enquanto se desloca pelo ambiente.
Para Silvio Furtado,”essa tecnologia vai tornar o trabalho fácil para operações em terras extensas, como acontece na Américas do Sul, por exemplo”. A aplicação pode ser ideal para o trabalho em grandes fazendas, mas também para fazendas menores, que podem se beneficiar dos recursos do trator-conceito. Um recurso que é especialmente prático é o “follow me”. Com este recurso ativado, o trator segue outro trator a sua frente automaticamente. Se os dois veículos estiverem equipados com ferramentas diferentes, isso pode ser utilizado para economizar tempo, completando duas etapas ao mesmo tempo fazendo apenas uma viagem, por exemplo.
Arando com Assistência Elétrica – Há também outras abordagens para aumentar a eficiência no campo de trabalho, reduzindo o consumo de combustível e operando de maneira ecologicamente correta. Por exemplo, a ZF integrou seu sistema de acionamento elétrico próximo das rodas eTRAC com o arado. O módulo de controle do gerador TERRA+, que também foi desenvolvido pela ZF, alimenta a unidade edrive. O resultado é a tração adicional, que facilita o trabalho em condições adversas, como por exemplo, quando o solo é macio. A força adicional fornecida pela eTRAC também significa que um trator de motor menor consegue puxar um arado maior – o que significa produtividade. Afinal, a compactação do solo por equipamentos pesados é um problema generalizado para as culturas.
Eletrificação em Tratores Agrícolas – A ZF fornece sistemas completos para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+. O sistema compreende um módulo eficiente que é integrado à carcaça da transmissão. Ele pode ser usado como gerador para componentes periféricos e implementos, fornecendo até 70 kW de potência elétrica.
Além disso, a ZF fornece unidades controladoras para gestão eficiente de energia do sistema híbrido. A integração entre gerador, motores a combustão e elétricos e unidade controladora mantém os parâmetros operacionais sempre nos níveis de maior eficiência.
Cerca de 5% de redução de consumo pode ser atingida com a gestão de energia sob demanda, atrelada à potencialização da produtividade e força trativa, além de redução de emissão de CO2.
Com a geração adicional de potência, mais trabalho pode ser gerado sem a necessidade de utilização de um trator de maior porte, reduzindo os custos de operação e inclusive minimizando a compactação do solo.
Com os redutores de rodas elétricos, a ZF desenvolveu uma solução para operações fora-de-estrada, atendendo às aplicações de maior requisito tecnológico. O sistema consiste na substituição do Driveline convencional por motores elétricos individuais, dispostos tanto nas rodas do trator como do reboque ou implemento, provendo uma alta eficiência trativa da composição em terrenos irregulares e inclinações de até 30%.
Conjunto de embreagem – O conjunto de embreagem da ZF estará mais uma vez em exposição na Agrishow. O equipamento garante maior durabilidade ao trem-de-força das máquinas e maior conforto durante a troca de marchas, graças ao sistema de amortecimento tracional e axial utilizado no disco de embreagem. Para elevar ainda mais a qualidade aos equipamentos que recebem o conjunto, o mancal de acionamento possui alta durabilidade e o platô de embreagem, que foi totalmente otimizado para a máquina agrícola, reduz o esforço de acionamento do pedal e do atuador.
Amortecedores de cabine para uma condução ainda mais suave – Também presentes na Agrishow 2018 estarão dois modelos de sistemas de amortecimento de cabine, CALM e Steel Spring. Ambos estão disponíveis nas opções pneumáticas ou mecânicas e são totalmente vedados, o que impossibilita que sejam impactados por sujeiras ou influências externas. Os sensores integrados dos amortecedores fazem com que atuem conforme as oscilações do terreno, garantindo maior conforto ao operador durante a condução da máquina. Por possuírem menor número de componentes, os amortecedores ocupam menor espaço de instalação.