Escola móvel realiza treinamentos na cidade de Pirassununga (SP)

31.03.2015 | 20:59 (UTC -3)

A Escola Móvel de Simulação de Operação em Colhedoras de Cana de Açúcar do Senai-SP, equipada com os simuladores da Case IH, capacitou no ano passado mais de 100 ex-cortadores de cana e outros profissionais da comunidade agrícola. A nona e a décima edição estão acontecendo na cidade de Pirassununga (SP), nas dependências do Grupo Baldin, e capacitarão mais 27 operadores.

O curso com duração de 160 horas, sendo 80 teóricas e 80 práticas, ensina a operar equipamentos seguindo as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

O projeto é desenvolvido em uma escola volante, ou seja, uma estrutura sobre rodas com três cabines equipadas com simuladores das tradicionais colhedoras Case IH A8800. Seu objetivo é formar operadores especialistas no setor. Os simuladores reproduzem comandos idênticos aos de uma colhedora de cana, proporcionando ao aluno a realização de todas as operações de colheita, manobras e testes dos seus implementos.

“Há uma integração do operador com a máquina. Quando ele sai para a prática no campo, consegue aplicar tudo que viu nos simuladores e consegue operar uma colhedora nas melhores condições”, afirma Edgardo Legar, responsável pela área de Treinamento do Cliente da marca.

A Escola Móvel faz parte de um conjunto de ações para ampliar a competitividade do setor. Essa modalidade de treinamento reduz vários custos, como combustível, desgaste do equipamento e tempo de inatividade. Outra vantagem é que o simulador não depende de condições externas, como clima, e não impacta na operação de colheita.

Legar lembra que, para a Case IH, o investimento em pessoas é algo importante, por isso é a empresa do setor que mais treina mão de obra no país. “Antecipar as necessidades do mercado e oferecer soluções viáveis sempre foi uma das características da Case IH no mundo. Foi por isso que a empresa investiu em uma tecnologia inédita, o primeiro simulador virtual de colhedora de cana”.

Simulador de colheita de cana A8800

Com mais de 70 anos de história no desenvolvimento de soluções para o setor sucroenergético, a Case IH inovou mais uma vez com uma tecnologia para treinar mão de obra especializada para o setor, quando criou os simuladores das colhedoras A8800.

Utilizando recursos de realidade virtual para simular condições de colheita, os simuladores permitem, pela primeira vez, que colaboradores das usinas e fornecedores se profissionalizem com o uso de maquinários modernos, sem danificá-los ou até mesmo a lavoura.

O equipamento é composto por uma cabine da colhedora A8800, configurada e preparada com tecnologia avançada de simulação, utilizando técnicas de projeção mapeada, mantendo todos os comandos originais, o que garante imersão total na experiência.

Fábio Balaban, especialista de Marketing para colhedoras de cana da Case IH para América Latina, destaca que a principal característica do simulador é permitir o erro e, a partir dele, o aprendizado. “Isso faz com que o operador chegue até a situação real sem dúvidas dos procedimentos que deve adotar em cada situação, seja ela rotineira ou excepcional”. Outro ponto forte é que, com o simulador, os treinamentos podem ser feitos também fora da época da safra, permitindo que o usuário tenha uma grande imersão no equipamento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro