Bionanotecnologia contra a aftosa
A cooperação entre a Embrapa e a Universidade de Wageningen (WU/ASG/Holanda) está em andamento.
Após a realização do primeiro encontro de trabalho, ocorrido em setembro passado, em Campo Grande-MS, um relatório do workshop foi elaborado pelas organizações e após isso os próximos traços desta proposta serão desenhados pelos dirigentes das mesmas.
A reunião que contou com a participação de oito técnicos da WU/ASG, pesquisadores de dez Unidades da Embrapa, além da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, da Coordenação de Articulação Internacional da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), três chefes-gerais e oito de pesquisa e desenvolvimento, alinhavou projetos para submissão ao Framework Program no. 7 da União Europeia (UE).
Os grupos de discussão, divididos em áreas de conhecimento – Pastagem e Sistemas de Forragem, Manejo de Sistemas de Produção e Genômica e Biodiversidade – buscaram combinar a experiência de cada empresa, salientando suas características e respeitando suas peculiaridades.
Os cientistas da WU/ASG e Embrapa, em Pastagem e Sistemas de Forragem, apresentaram propostas com o intuito de mitigar as mudanças climáticas. Uma está diretamente relacionada ao estudo de alternativas para uma pecuária sustentável em meio a tantas alterações. A outra ao balanço de carbono em sistemas integrados. A partir de intercâmbios, os pesquisadores anseiam aprofundar-se na modelagem da dinâmica do carbono.
Os 12 estudiosos de Manejo de Sistemas de Produção discutiram o desenvolvimento de tecnologias para a segurança alimentar e sustentabilidade agrícola. As instituições encontraram como temas de cooperação a qualidade dos alimentos, contaminantes e resíduos na carne; a segurança alimentar para a exportação de carne bovina; a rastreabilidade; a qualidade dos alimentos para a exportação de produtos lácteos e a agricultura de precisão.
Uma ação em curto prazo diz respeito à rastreabilidade. A iniciativa identificará as necessidades em todas as fases das cadeias produtivas do leite e da carne, definirá as ferramentas a serem desenvolvidas ou adaptadas a cada caso e construirá projetos-pilotos para aplicar as tecnologias e validá-las, focalizando em respostas que agreguem valor ao produto final.
A equipe de Genômica e Biodiversidade trabalhou em três linhas. A primeira é identificar as assinaturas de seleção para obter uma melhor compreensão da diversidade das raças. Com potencial foram apontadas as raças Canchim, Nelore, Guzerá, Gir e Caracu.
A segunda objetiva aperfeiçoar os instrumentos de análise e os procedimentos para seleção genômica e, desta forma, aumentar a massa crítica, melhorar a qualidade, a profundidade e a amplitude das análises. O estudo aprofundado do perfil de ácidos graxos no leite de bovinos é terceira linha e os pesquisadores aspiram abordagens alternativas, troca de conhecimento e o desenvolvimento de esforços conjuntos de investigação.
Para os responsáveis por este primeiro contato, Pedro Braga Arcuri - coordenador do Labex-Europa e Cleber Oliveira Soares - chefe de P&D da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), a partir desses debates cabe aos representantes da Embrapa o papel de articular junto à contraparte da Wageningen a elaboração das propostas mencionadas e manter a rede de pesquisadores atualizada.
A Embrapa teve especialistas da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) envolvidos nas equipes.
Os gestores acreditam ainda que o inédito encontro técnico entre um grande grupo da Empresa e da WU/ASG foi proveitoso e abriu as portas para discussões de novos temas e linhas de pesquisa. Eles esclarecem que outras reuniões acontecerão em ocasiões oportunas.
Dalízia Aguiar
Embrapa Gado de Corte – Campo Grande – MS
/ (67) 3368-2144
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura