Esalq recebe representantes de universidades norte-americanas

19.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ana Carolina Miotto

O Institute of Internacional Education (IIE) é uma instituição norte-americana que realiza intercâmbios educacionais, programas de formação e o Internacional Academic Partnership Program (IAPP), programa cujo objetivo é visitar diversos países, como Índia e China, para conhecer sua estrutura de ensino.

Essa semana, o IEE realizou o Brazil Study Tour Participant Form, projeto, realizado por meio da Fulbright, Comissão para Intercambio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, que trouxe representantes de 32 universidades norte-americanas para visitar instituições de ensino brasileiras e agências de fomento do governo federal.

Nesta quinta-feira (19), foi a vez da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) ser visitada. Representantes de 18 instituições foram recebidos pela vice-diretora, Marisa Aparecida Bismara Regitano d'Arce.

Estavam presentes na visita os professores João Gomes Martines Filho e Silvia Helena Galvão de Miranda, ambos do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, do Departamento de Ciência do Solo (LSO), Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), Rubens Duarte Coelho, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), Luiz Lehmann Coutinho, do Departamento de Zootecnia (LZO), Keigo Minami, do Departamento de Produção Vegetal (PVO), Carlos Alberto Labate, do Departamento de Genética (LGN) e Jorge Alberto Marques Rezende, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN).

De acordo com Jesse S. Wheeler, assistente de diretoria da comissão Fulbright em Brasília, o intuito do programa é iniciar parcerias com instituições de ensino brasileiras de áreas de conhecimento diversos. “Estamos tentando, por meio dessas visitas, apresentar não só a paisagem do ensino superior no Brasil, mas também parceiros em potencial específicos para todas as áreas”.

Segundo Daniel Obst, vice-presidente do IIE, para o grupo é muito importante verificar a diversidade das instituições brasileiras de ensino superior. “O Brasil é um verdadeiro líder em agricultura, ciência e segurança alimentar. Visitar a ESALQ é muito importante para nossas universidades gerarem parcerias e colaborações acadêmicas”, declara.

A comissão chegou ao Brasil no sábado e já visitou várias instituições como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O grupo permanecerá no país por uma semana e ainda visitará instituições como o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESBI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025