ESALQ realiza Segunda Fase do I Science Days

05.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ana Carolina Miotto

Para acentuar a visão estratégica sobre a ciência e afirmar sua prioridade no meio acadêmico, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizou, dia 4 de setembro, a segunda fase do I Science Days, reunindo docentes dos doze departamentos da Escola interessados em fortalecer o desempenho institucional em pesquisa.

Em função dos atuais ambientes competitivos em instituições, sejam públicas ou privadas, a concorrência por recursos destinados projetos de pesquisa está aumentando gradualmente. Dessa forma, a diretoria da ESALQ entende que, ao promover mais uma fase do projeto, reforçará o novo modelo praticado por empresas internacionais de pesquisa aplicada, que confere dinâmica ao início do processo de planejamento.

Na edição anterior, ocorrida no mês de março, em São Pedro, o evento reuniu 46 professores contratados a partir de 2001. Assim como nessa versão, as atividades foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo Joaquim Aparecido Machado, que se utilizou da metodologia de discussão e tomada de decisão. A proposta do evento foi baseada em dois grandes temas, Segurança Alimentar e Bioenergia.

O diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, destacou a interação entre os professores gerada pelo evento. “Nós sabemos que o dia-a-dia é complicado, todos temos muitas tarefas e afazeres. Mas é importante que haja disciplina para nos encontrarmos com mais frequência”. Segundo o diretor, a ideia é dar continuidade à energização do último encontro, envolvendo os “mais jovens de casa” e formulando um conjunto de desafios diferentes e mais específico. “A instituição, em pouco tempo, estará nas mãos dos professores mais novos, que se preocupam em tratar a Escola de forma institucionalizada e integrada. Por isso, precisamos saber que tipo de contribuição cada um pode oferecer e integrar todas essas competências e talentos”, complementa a vice-diretora, Marisa Regitano d´Arce.

Como coordenador do evento, Joaquim Machado explica que, neste primeiro Science Days, a ESALQ foi pensada institucionalmente e foram destacados os seus pilares sustentadores, onde não se pode deixar de atuar. Agora, na segunda fase, 31 professores reuniram-se para elaboração projetos e pensar a Escola como instituição científica de ensino, pesquisa e extensão. “No final de setembro nós faremos o segundo Science Days, com uma amostra de professores seniores, que vão entrar em uma nova rodada de pensar a instituição baseados em novas ideias. Em uma visão otimista, teríamos um encadeamento de trabalhos, grupos entrando agora revezados com grupos mais adiantados gerando ondas de conhecimento” conclui Machado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025