Esalq realiza “Diálogos sobre violência no Brasil”

17.02.2009 | 20:59 (UTC -3)

No campo ou na cidade, as variadas formas de violência – criminal, policial, privada, ambiental, entre outras – têm apresentado números crescentes e alarmantes. Mas o que mais assusta é a forma desigual como ela se tem manifestado. Em sua maioria, as vítimas se contam entre moradores pobres das periferias urbanas ou trabalhadores do campo e suas lideranças. Diante deste contexto, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realiza, nos dias 11 e 12 de março, o seminário “Diálogos sobre violência no Brasil”.

Sob coordenação do professor Adalmir Leonidio, do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), o evento irá abordar temas como a violência no campo brasileiro, a violação de direitos trabalhistas e ambientais no setor sucroalcooleiro, violência institucional e criminalização da pobreza, entre outros.

“Assusta também o alto nível de aceitação entre os brasileiros da violência como mecanismo de resolução de conflitos, particularmente quando as vítimas são aqueles mal posicionados na hierarquia social, com baixo poder aquisitivo e sem famílias e protetores”, lembra Leonidio. O professor lembra ainda que o Estado tem agido não apenas de forma omissa, mas tem sido ele próprio o primeiro a violar sistematicamente a lei, assassinando, torturando e perseguindo seus “cidadãos de segunda ordem”. Esse é o eixo analítico em torno do qual girarão os “Diálogos sobre violências no Brasil”, que contará com a presença não só de pesquisadores, como também de militantes dos direitos humanos no Brasil: Angela Mendes de Almeida (Observatório das Violências Policiais – SP), Ariovaldo Umbelino (Associação Brasileira de Reforma Agrária), Aton Fon (Rede Social de Justiça e Direitos Humanos), Maria Luisa Mendonça (Rede Social de Justiça e Direitos Humanos), Luís Antônio Souza (UNESP) e Eduardo Girardi (UNESP).

O evento acontecerá na Sala BM&F (Pavilhão de Economia e Sociologia da ESALQ) e os interessados podem se inscrever enviando e-mail para

até o dia 9 de março.

Caio Albuquerque

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025