ESALQ obtém conceitos de excelência

29.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Há um longo caminho para que um curso de graduação receba as cobiçadas estrelas do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), unidade da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, preocupa-se com esse tipo de qualificação e possui cursos listados no GE.

Periodicamente informando dados gerais sobre seus seis cursos ao GE, nesta 18ª edição, que apontou 509 centros de alta qualificação, obtiveram classificação 4 estrelas (muito bom) os cursos de Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos e Ciências Biológicas; e 5 estrelas (excelente) os cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental. Esses selos de qualidade como melhores instituições de ensino superior obtidos pela ESALQ, já constam da publicação GE Melhores Universidades/2009.

A avaliação é realizada por consultores com currículos cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que fazem parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), conforme portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006.

Cinco estrelas

Engenharia Agronômica - a essência da Agronomia está ligada à produção de alimentos de origem animal ou vegetal, à produção de fibras, energia de biomassa. Compete ao engenheiro agrônomo produzir, conservar, transformar e colocar a produção de origem agrícola no mercado, sempre cuidando do aproveitamento racional e sustentado dos recursos naturais e renováveis. Esse profissional envolve-se, portanto, com todas as etapas do agronegócio. O graduado ingressa no mercado de trabalho com sólida formação técnico-científica, capacitado para atuar nas áreas de vanguarda do seu campo de ação, pois convive com disciplinas básicas e aplicadas, que integram a pauta das principais pesquisas ligadas aos sistemas de produção agropecuária, passando da biologia molecular ao rastreamento de máquinas agrícolas por satélites, ao emprego da irradiação na conservação dos alimentos e a administração de agronegócio, como também a produção e comercialização dos insumos até o produto chegar ao consumidor.

Para Ricardo Victoria Filho, coordenador do curso de Engenharia Agronômica, o fato do curso ter sido contemplado com 5 estrelas, deve-se ao histórico da instituição com a participação de 12 departamentos que, com o passar do tempo, construíram uma matriz curricular atualizada e de acordo com a realidade do agronegócio brasileiro. Segundo ele, a infraestrutura disponível no Campus facilita o processo de ensino-aprendizagem dos agrônomos que são formados na ESALQ. “Recentemente, foi realizada reforma no projeto político pedagógico que resultou numa matriz curricular com sólida formação básica nas matérias envolvidas com a agronomia”, comenta o coordenador.

Victoria acrescenta ainda que os alunos terão maior envolvimento no mercado de trabalho graças aos estágios profissionalizantes e a possibilidade de inserção internacional por meio de dupla diplomação com universidades da França e Holanda convênios com um grande número de instituições do exterior.

Gestão Ambiental - o principal objetivo do curso é propiciar uma formação humanística e sistêmica que habilite o profissional formado a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. O curso oferece grandes desafios e oportunidades para aqueles que pretendem envolver-se profissionalmente com o desenvolvimento sustentável das atividades humanas. Sua formação procura integrar sistemas, perceber os componentes que são dinâmicos, questionar disfunções e reverter processos de produção insustentáveis. Esse profissional atuará na administração, gestão e desenvolvimento de organizações, projetos e atividades responsáveis do ponto de vista social e ambiental. Sua atuação contribuirá para melhorar e manter a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem a vida e a produção.

Demóstenes Ferreira da Silva Filho, coordenador do curso de Gestão Ambiental, também atribui a classificação 5 estrelas devido ao esforço da instituição que, além de disponibilizar uma infra-estrutura invejável para o ensino-aprendizagem, cria oportunidades de estágio e de envolvimento com grupos de pesquisa e extensão.

Segundo o coordenador, o atual projeto político-pedagógico possibilita uma matriz curricular com uma sólida formação básica nas diversas áreas envolvidas com as questões de administração do ambiente. “Além disso, o curso noturno dispensa mais tempo para o envolvimento em atividades extras e estágios durante o dia que acabam enriquecendo a já sólida formação básica”, conclui Demóstenes.

Alicia Nascimento Aguiar

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025