Esalq no Projeto Rondon 2009

19.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

Duas equipes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), cada uma com dois professores e seis alunos, participam, nas cidades de Fruta de Leite (norte de Minas Gerais) e Barro Alto/GO, do Projeto Rondon 2009.

A equipe coordenada pelo professor Jorge de Castro Kiehl, do departamento de Ciências do Solo (LSO) conta também com o professor Marcos Silveira Bernardes, do departamento de Produção Vegetal (LPV) e visitará o município goiano de Barro Alto. Segundo Kiehl, em novembro fora feito uma viagem precursora, com objetivo de verificar se o projeto aprovado pelo Ministério da Defesa estava de acordo com as necessidades daquela cidade. “Na oportunidade nos encontramos com o prefeito, secretários de saúde, educação, cultura, além de presidentes de associações e líderes comunitários e o poder público acenou que dará apoio as nossas iniciativas”. Barro Alto, que tem uma população de cerca de 6 mil habitantes, espera sanar parte de suas carências de infra estrutura com a chegada de recursos provenientes do processamento de níquel nas jazidas recém descobertas em seu entorno. Sobre a atuação do Projeto Rondon, Kiehl afirma que a intenção é trabalhar junto aos multiplicadores de opinião para garantir que as ações tenham uma longevidade maior. “Nós vamos acionar os multiplicadores, ou seja, professores, líderes comunitários, associações de agricultores, que são os personagens capazes de continuar o nosso trabalho”.

A partir da seleção dos alunos, fora feito uma reunião para apresentar a realidade local. “Apresentamos imagens e dados sobre a população para que nossos alunos cheguem mais preparados”, ressalta o professor. A operação Centro-Norte será realizada no período de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 2009, nos Estados do Amazonas, Goiás, Pará e Roraima e contará com a participação de 896 rondonistas de todo o País.

Seguem para a Operação Centro Norte os seguintes alunos: Ana Laura Pillon Assumpção Vieira (Engenharia Agronômica), Brunna Crespi (Ciências Biológicas), Camila Pires Pirillo (Ciências dos Alimentos), Caroline Garcia Geroto (Gestão Ambiental), Michelle Godoy de Oliveira (Ciências Econômicas) e Priscila Garcia Geroto (Engenharia Florestal)

A outra equipe, coordenada pela professora Odaléia Telles Queiroz, do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), tem colaboração de Ana Maria de Meira (USP Recicla) e segue para Fruta de Leite (norte de Minas Gerais) em 24 de janeiro, permanecendo por lá até 8 de fevereiro. A cidade está localizada na região do vale do Jequitinhonha, uma das mais pobres do país. Para contribuir com a realidade local, os docentes e alunos da Escola irão realizar ações na zona rural e terão foco principal na direção do desenvolvimento local sustentável e nas questões de gestão pública.

Segundo a professora Odaléia, os objetivos do grupo são, entre outros, “incentivar o cooperativismo, visando a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável, disseminar soluções auto-sustentáveis para melhor a qualidade de vida das comunidades, capacitar produtores, agricultores, pecuaristas e a mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços”.

Além disso, o projeto coordenado pela professora do LES visa dar suporte para ações futuras de forma sustentável, capacitando gestores municipais e a comunidade na implantação de ações de assistência social e do Sistema Único de Assistência Social, além de orientar os servidores públicos, vereadores e lideranças comunitárias sobre os benefícios, serviços, programas e projetos nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade urbana e os agentes municipais e as lideranças comunitárias quanto à destinação do lixo doméstico e hospitalar, coleta seletiva e reciclagem. “O projeto atual propõe uma série de ações que possuem o aval e o apoio da prefeitura de Fruta de Leite e pretendemos capacitar servidores na elaboração e gestão do Plano Diretor do município”, reforça a professora, que participou da primeira ida a cidade mineira, com outro grupo de alunos da ESALQ, em julho de 2008.

Aliás, a continuidade das ações em Fruta de Leite é um dos pilares da Operação Verão 2009. “A implantação de um Plano Piloto para criação de um viveiro de mudas, solicitação da prefeitura local, veio de encontro às iniciativas desenvolvidas na Operação Inverno 2008, pela equipe da ESALQ. Naquele momento, houve o esclarecimento do poder público e comunidade do município sobre a importância da recuperação de áreas naturais que foram degradadas por meio da ação antrópica e da implementação de estratégias que promovam a conservação dos recursos hídricos e da diversidade biológica”, destaca a professora.

Participam da Operação Verão 2009 os seguintes alunos: Ellen Keyti Cavalheri (Engenharia Florestal), Jéssica Mayra da Silva (Gestão Ambiental), Julio Sousa Payão (Ciências Econômicas), Natasha Monteiro de Pádua (Ciências dos Alimentos), Roberto Fray da Silva (Engenharia Agronômica), Verona Oliveira Montone (Engenharia Agronômica).

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. O Projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques no Projeto. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente. Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, o Projeto realizou várias atividades de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública. Com isso, houve o aumento da área de atuação e muitas comunidades foram beneficiadas com os serviços sociais. Amazonas, São Paulo e Paraná estão entre os estados beneficiados. (Saiba mais em

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Caio Albuquerque

Esalq

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