ESALQ comemorou 115 anos com homenagens

Foram lembradas as criações de cursos de graduação e de pós-graduação, fundações, associações, projetos e serviços

06.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Com homenagens a cursos de graduação e de pós-graduação, fundações, associações, projetos e serviços, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) comemorou, em 3/6, seus 115 anos de fundação.

Em cerimônia comemorativa ocorrida no Salão Nobre do Edifício Central, o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, e o vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, receberam professores, servidores técnicos, estudantes e membros da comunidade para celebrar o legado de Luiz Vicente de Souza Queiroz. Em seu discurso, Nussio lembrou que a instituição tem uma trajetória longa e bem percorrida, e também pontuou elementos responsáveis pelo êxito da Escola. “Em seus 115 anos a ESALQ colaborou em vários aspectos com a sociedade e isso muito nos orgulha. Mas toda a contribuição só foi possível a partir de uma sucessão de ações exitosas ao longo do tempo, desenvolvidas por equipes de professores e servidores técnicos de extrema qualidade, que se empenharam em formar profissionais protagonistas”.

Além de Nussio e Dourado, compuseram a mesa central a diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Tsai Siu Mui, o vice-prefeito do campus, Silvio Moure Cícero, o vereador Gilmar Rotta, os professores Gerson Barreto Mourão, coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) Ciência Animal e Pastagens, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, coordenador do PPG Economia Aplicada, Rubens Ângulo, presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, do PPG Ecologia Aplicada, Fernando Dini Andreote, coordenador do PPG Microbiologia Agrícola, Thais Vieira, coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ, João Gustavo Brasil Caruso, da Associação dos Docentes Aposentados da ESALQ (Adae), e também a jornalista Alicia Nascimento Aguiar, chefe da Divisão de Comunicação (DvComun), todos homenageados na sessão.

A cerimônia festiva reconheceu e homenageou, portanto, os 50 anos do CENA, e também a criação dos PPGs em Ciência Animal e Pastagens e em Economia Aplicada; os 40 anos de criação da Fealq e a criação do PPG em Microbiologia Agrícola; os 30 anos do curso de doutorado em Fitotecnia; os 15 anos de existência do curso de graduação de Ciências dos Alimentos, da Adae, da DvComun, do Projeto Equoterapia, e da criação do PPG Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA).

Foi celebrado ainda os 10 anos de tombamento do Edifício Central e parte do conjunto que compõem o Campus USP “Luiz de Queiroz” pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Fico sob responsabilidade do Grupo Vocal “Luiz de Queiroz”, e também da Orquestra ESALQ, os momentos culturais da cerimônia.

Desde 1901, ano de sua fundação, a ESALQ já formou mais de 14.600 profissionais na graduação e titulou mais de 9 mil mestres e doutores. Hoje conta com cerca de 2 mil alunos na graduação e 1.000 anos na pós-graduação. Seu quadro de recursos humanos está formado por 246 docentes e 520 técnicos e administrativos.

Moção – Além da homenagem prestada pela diretoria da Escola, a DvComun também foi agraciada com a moção de aplauso nº 134/2016, proposta pelo vereador Gilmar Rotta. Ligada administrativamente à Diretoria da Escola, a DvComun é o órgão oficial responsável pelas divulgações e projetos de comunicação institucionais com atuação em: assessoria de imprensa, comunicação interna e corporativa, TV USP Piracicaba, serviços fotográficos e audiovisuais e apoio em eventos institucionais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024