Especial Expodireto: Estratégias para assegurar a rentabilidade no trigo
A Embrapa Trigo participa da Expodireto apontando alternativas para melhorar a rentabilidade e a liquidez do trigo na Região Sul
Equipe técnica de Transfeferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) participaram da reunião técnica, no dia primeiro de março, onde foram debatidas e definidas ações conjuntas para a implantação do Plano Anual de Trabalho 2018 a ser firmado entre as duas instituições.
A reunião foi realizada na sede do Crea-GO e as iniciativas propostas tiveram como objetivo o desenvolvimento e execução de eventos, orientações técnicas e institucionais, programas de treinamentos com vista ao aprimoramento dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea - modalidade Agronomia e áreas afins, de acordo com as demandas e necessidades de diversos município de Goiás que possuam inspetorias do Crea.
A Embrapa e parceiros têm desenvolvido soluções tecnológicas para reduzir problemas ocasionados pelo uso indiscriminado de agroquímicos no controle de pragas e doenças para as diversas culturas. Também busca desenvolver ferramentas para auxiliar na tomada de decisão com relação ao manejo das culturas. Contudo, as tecnologias geradas pela pesquisa não têm chegado a todo o seu público de maneira eficiente, daí a necessidade de firmar parcerias para formação de multiplicadores.
O impacto desta parceria entre a Embrapa e o Crea-GO já conta com 671 multiplicadores capacitados, apenas em 2017, em vários municípios e tem repercutido positivamente na agricultura goiana, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e social com a potencial redução do número de aplicações de agroquímicos e ações como o MIP, por exemplo, que chegam a reduzir até 50% das aplicações na cultura da soja e do feijão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura