Senar realiza Seminário nesta quinta em João Pessoa
Mais um importante passo foi dado na concretização da parceria entre a Embrapa e o Instituto Nacional de Investigación Agrícola, o INIA, da Venezuela. O chefe-geral da Embrapa Roraima, Francisco Joaci de Freitas, e o chefe de P&D da unidade, Marcelo Arco-Verde, estão no país vizinho para acertar os últimos detalhes antes de iniciar a parte prática do trabalho. Eles foram ver de perto as áreas de cultivo e a realidade dos produtores e pesquisadores do país vizinho.
A ideia é dar suporte para a Venezuela produzir seus próprios alimentos, especialmente nesse momento de crise. Foram priorizadas as áreas de sementes de grãos, sementes de forrageiras, sanidade animal, bovinos, frangos e agricultura familiar. Essas linhas foram definidas em fevereiro, quando o Diretor-Executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, esteve com uma equipe da unidade de Roraima, em Santa Elena de Uiarén, Venezuela, para debates com a equipe do INIA.
A Gerente Geral do INIA, Jorman Rodriguez, está apostando na aliança com a empresa brasileira. "A Embrapa é uma instituição que pode nos ajudar muito, afinal é referência em conhecimento e tecnologia". As duas instituições estudam também a possibilidade de criar um campo experimental conjunto numa região de fronteira. Uma parceria que se fortalece com a viagem dos chefes da Embrapa/RR ao país vizinho.
O roteiro de Joaci Freitas e Marcelo Arco-Verde começou em
Caracas, com reunião no escritório da Embrapa na Venezuela, coordenado por Elias Freitas Júnior. Depois, eles partiram para El Tigre e, em seguida, para Puerto Ordaz onde se reuniram com autoridades locais. A equipe permanece na Venezuela a trabalho até este fim de semana.
Liliane Cronemberger
Embrapa Roraima
(95) 3626-7018
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura