Agricultura aprova subsídio de R$ 500 por hectare plantado
O engenheiro Carlos Dalmazo apresentou dia 26 de novembro as últimas novidades para caldeiras desenvolvidas pela Equipalcool Sistemas, entre elas, o regenerador, que aumenta a eficiência das caldeiras.
No último encontro promovido pelo GEGIS - Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro, ocorrido no dia 26 de novembro no auditório do Centro Empresarial Zanini, o gestor de Engenharia da Equipalcool Carlos Henrique Dalmazo foi convidado para apresentar as novidades desenvolvidas pela Equipalcool em caldeiras a bagaço.
Fazendo um breve relato da empresa, Dalmazo apresentou várias inovações desenvolvidas em caldeiras, bem como, apresentou resultados da regulagem e controle de combustão, além de demonstrar a importância do controle das emissões de poluentes dentro da usina e equipamentos que diminuam a manutenção durante a safra.
"O economizador aletado e o pré ar a vapor são os novos lançamentos da Equipalcool. Temos trabalhado muito para desenvolver equipamentos que minimizem as paradas das caldeiras. Assim, temos facilitado a manutenção das caldeiras em todas as suas etapas, conseguindo minimizar as paradas na safra para manutenção das caldeiras e aumentando sua eficiência. Também estamos trabalhando no regenerador, que aumenta a eficiência da caldeira e, no distribuidor vortex que diminui as explosões das fornalhas", informou Dalmazo.
O engenheiro também apresentou os resultados obtidos com os equipamentos através dos balanços térmicos e tabelas comparativas, alegando que muitas outras novidades estão sendo desenvolvidas, pelo Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, entre elas, o sistema de limpeza a seco, o secador de bagaço, a queima da palha, a caldeira de leito fluidizado e o biodigestor contínuo de vinhaça, arrancando muitas perguntas do público presente composto por profissionais de usinas de açúcar e álcool e gestores da área industrial.
Por ser o último encontro do ano, a diretoria do GEGIS trouxe para a reunião o coral Adevirp, composto por pessoas com deficiência visual que apresentaram várias canções, inclusive natalinas. Na sequencia todos foram convidados para uma festa de final de ano, com a promessa de que "em 2011 teremos muitas novidades, pois estamos nos preparando para o décimo ano do grupo", conclui Gilmar Galon, coordenador do GEGIS.
Adriana Fagundes
Assessoria de Comunicação da Equipalcool
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura