Topseed Premium lança tomate com alta resistência ao Geminivírus e ao Vira Cabeça
Entre os dias 16 e 18 de outubro será realizado o Workshop Meio Ambiente “Sustentabilidade, biodiversidade e compensação florestal”, na Sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Belo Horizonte. O evento, promovido pelo Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), contará com oito palestras e dois cursos com especialistas da área ambiental.
O objetivo do evento é discutir sobre mecanismos para contrabalançar os impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos; buscar soluções junto de todos os setores da sociedade para os atuais problemas ambientais apontando caminhos, ações e estabelecendo metas.
O pesquisador da EPAMIG José Mário Lobo palestrará, no dia 17, às 16h30, sobre “Sistema de Aferição do Desempenho Ambiental e Socioeconômico de Estabelecimentos Rurais”. O pesquisador apresentará resultados de pesquisas sobre indicadores de sustentabilidade que auxiliam na análise dos aspectos econômicos da propriedade como produtividade e preço médio da produção comercializada; aspectos sociais como moradia, segurança alimentar e escolaridade; a ecologia da paisagem, que permite a identificação das áreas de reserva legal e o estado de conservação dos habitats naturais; a fertilidade e as práticas de manejo do solo; análise da qualidade da água e a gestão da propriedade.
Durante a abertura do Workshop Meio Ambiente, no dia 17, às 9h, será lançado o livro “Cadeias produtivas do complexo agroindustrial de florestas plantadas em Minas Gerais: estrutura e dinâmica”. A publicação é de autoria do pesquisador da EPAMIG Antônio de Pádua Alvarenga. O projeto que deu origem ao livro foi uma demanda do Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A EPAMIG foi convidada a coordenar pesquisa sobre cadeias produtivas florestais que resultou nesse livro.
O projeto contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), além do apoio das instituições estaduais Fundação João Pinheiro, Instituto Estadual de Florestas, Polo de Florestas e das Universidades Federais de Lavras, Viçosa, São João del-Rei e do Rio Grande do Norte.
Programação completa:
Sustentabilidade, biodiversidade e compensação florestal
16 a 18 de outubro de 2012
Auditório da EPAMIG – Av. Cândido da Silveira, 1647 - Bairro União - Belo Horizonte-MG
CBCN - (31)3892-4960 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura