Fibria realiza encontro para debater apicultura
Em 2009, foi criado um decreto que obriga todas as propriedades rurais a se adequarem à legislação florestal. Tendo em vista essa realidade, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) criou o Núcleo Tecnológico EPAMIG Florestas e Recursos Naturais.
A coordenação do Núcleo será na sede da Empresa, em Belo Horizonte. O Núcleo tem o objetivo de adequar as fazendas experimentais às normas ambientais e centralizar as pesquisas com espécies florestais e recursos naturais.
De acordo com o engenheiro florestal Francisco de Paula Neto, responsável pelo Núcleo, a primeira etapa de ações consiste em garantir e certificar que as fazendas da Empresa sigam a legislação. “O prazo de regularização é de dois anos. Vamos adequar a EPAMIG a todas as regras da legislação”, afirmou. Francisco ressalta também que a certificação da EPAMIG é muito importante, pois só é possível alcançar um selo de qualidade dos produtos desenvolvidos, se a legislação for seguida.
O novo Núcleo vai desenvolver também um estudo para verificar todos os tipos de espécies florestais das fazendas experimentais da EPAMIG. “Vamos detalhar as espécies das propriedades para sabermos, por exemplo, se é mata nativa ou biológica. Assim, poderemos também saber qual é o potencial de cada local para podermos, no futuro, desenvolver novos projetos”, disse o coordenador do Núcleo.
Todas as pesquisas e experimentos com espécies florestais, como seringueira, eucalipto, pinos, macaúba, acácia mangium, para fins medicinais, aromáticas, condimentares, exóticas e nativas, serão centralizados e coordenados pelo Núcleo. Segundo Francisco Neto, a partir de agora, os projetos dessa área serão unificados em um mesmo departamento, o que facilitará o andamento e o acompanhamento dos estudos e também a possibilidade de criação de novos projetos de pesquisa.
Ao criar o Núcleo Tecnológico EPAMIG Florestas e Recursos Naturais, o presidente da EPAMIG, Baldonedo Napoleão, justificou: “Minas Gerais possui a maior floresta plantada do Brasil e tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico e social, as atividades relacionadas a esse segmento precisam contar com uma substantiva retaguarda de pesquisa para se desenvolver adequadamente. A criação deste Núcleo demonstra um esforço da EPAMIG no sentido de utilizar, racionalmente e objetivamente, seus recursos humanos no apoio ao desenvolvimento da atividade florestal do Estado”, disse.
Os gestores do Núcleo Tecnológico Florestas e Recursos Naturais serão: o presidente da EPAMIG, pesquisadores do Departamento de Pesquisa da Empresa e representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater-MG. As pesquisas e atividades serão realizadas em conjunto com as Universidades Federais de Viçosa, Lavras e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
A EPAMIG passa a contar, a partir de agora, com cinco Núcleos Tecnológicos. Além do Núcleo de Florestas e Recursos Naturais, tem também os Núcleos: de Batata e Morango, em Pouso Alegre; Uva e Vinho, em Caldas; Azeitona e Azeite, em Maria da Fé, e Núcleo Tecnológico EPAMIG Floricultura, em São João del-Rei.
Fonte: ASCOM EPAMIG -
/ (31) 3489.5022 / 3489.5023
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura