Epamig apresenta benefícios da ILPF

16.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

As vantagens do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) serão apresentados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) quinta-feira (18/03), na Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), em São João del-Rei.

O dia de campo, que tem início às 8h30, é gratuito e será realizado em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Embrapa, Emater-MG e Secretaria Municipal de Agricultura.

As técnicas para recuperação de áreas degradas serão exibidas em seis estações técnicas (confira programação abaixo) que reúnem uma parte teórica e outra prática, observada em ensaios instalados na fazenda experimental. “A utilização do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta já provou que pode repercutir em inúmeros benefícios para o produtor rural e para o meio ambiente”, observa o gerente da FERN, Mauro Lúcio de Resende. Segundo ele, entre os benefícios, merecem destaque a recuperação e manutenção das características produtivas do solo, a diversificação de oferta e obtenção de maiores rendimentos, menor custo e maior qualidade da produção. “Pensando nisso, preparamos uma programação que nos permitirá mostrar, desde o manejo do solo até o uso de biotecnologia na cultura do milho, qualidade de silagem e uso do sorgo para seu preparo”, diz.

Ao realizar o dia de campo, as instituições pretendem mostrar que fatores de degradação ambiental como desmatamentos, queimadas, extinção de áreas verdes permanentes e práticas agrícolas não conservacionistas com perda da capacidade produtiva dos solos e impedimento na recarga adequada de lençóis freáticos resultam na redução da biodiversidade, no aumento de pragas e nas mudanças climáticas que já estão sendo vivenciadas. “Várias são as ações de gestão ambiental que podem minimizar estes efeitos”, afirma o professor da UFSJ, Fernando de Paula Leonel, acrescentando que, no dia de campo, os presentes poderão conhecer resultados de experiências relacionadas à gestão ambiental realizadas pela EPAMIG, Embrapa, Emater e UFSJ. Essas e outras informações também podem ser conhecidas através do Informe Agropecuário da EPAMIG sobre Integração Lavoura-Pecuária, que estará à venda para os interessados.

O dia de campo é dirigido a produtores rurais e técnicos da área. As inscrições (gratuitas) poderão ser feitas na hora. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (32) 3379-2649.

Programação

8h30- inscrições

9h- abertura

9h30- estações técnicas:

- Recuperação de área degradada com integração lavoura-pecuária, por Fernando de Paula Leonel (UFSJ);

- Manejo de solo e planta em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, por Wadson Sebastião Duarte da Rocha (Embrapa Gado de Leite);

- Uso de biotecnologia na produção de silagem de milho, por Marcelo Reimer (Dekalb);

- Qualidade da silagem de milho: do cultivo ao cocho, por Clenderson Corradi de Matos Gonçalves (EPAMIG);

- Novas tendências para produção de silagem de sorgo de qualidade, por Wellington Ferreira Lopes (Dekalb);

- Arranjos e manejo florestal sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, por Leonardo Henrique Ferreira Calsavara (Emater).

Fonte: ASCOM EPAMIG -

/ (31) 3489.5022 / 3489.5023

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025