Epagri lança Síntese da Agricultura de SC, safra 2007/08

08.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

O lançamento da Síntese da Agricultura de Santa Catarina, safra 2007/08, referencial do desempenho da agropecuária catarinense e produzida pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) acontece nesta terça-feira (09/12), às 15h30 no gabinete do Secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron.

O trabalho destaca a economia agrícola da safra 2007/2008, abordando aspectos da economia mundial, brasileira e principalmente catarinense, com destaque para os principais produtos do agronegócio de Santa Catarina na produção vegetal e animal.

“As informações apresentadas nesta edição têm por objetivo contribuir para analisar, entender e apontar novos caminhos para o setor”, declara o presidente da Epagri, Murilo Flores, na apresentação da publicação. Na Parte I, a Síntese apresenta uma análise do agronegócio catarinense e informações conjunturais sobre a produção e o mercado dos principais produtos da produção vegetal e animal, o calendário agrícola, aqüicultura e pesca, produção florestal e crédito rural. Na Parte II, apresenta informações relativas ao território, clima, população, mão de obra, estrutura de produção e comercialização, além de dados sobre preços agrícolas. Por fim, na Parte III, apresenta diversos anexos, que dão ao leitor informações adicionais sobre a divisão política e administrativa para o entendimento do meio rural de Santa Catarina.

“No período em análise nessa edição, que abrange a safra agrícola 2007/08 e a produção animal de 2007, a safra foi relativamente normal pelo segundo ano consecutivo”, informa o chefe da Epagri/Cepa, Airton Spies, lembrando que os três anos anteriores foram problemáticos. O destaque negativo foi a cultura da soja cuja produtividade foi prejudicada pela estiagem. Na produção animal os destaques continuaram sendo o leite pelo grande aumento da produção e o frango que nas exportações superou os problemas de 2006 e ultrapassou os embarques de 2005. O quadro das exportações da carne suína é difícil, pois mesmo tendo melhorado em relação a 2006, ainda atingiu os níveis anteriores. Quanto aos custos de produção das culturas e criações o fato mais relevante foi o aumento de preços dos insumos de origem química (fertilizantes, defensivos e suplementos alimentares), provocados principalmente pelo aumento do petróleo e da alta demanda mundial.

A produção de leite foi um dos destaques neste último ano agrícola (e por isso é o tema de sua capa) com um significativo aumento de 9,9% na produção, ultrapassando os 1,6 bilhão de litros. Apesar das dificuldades de rentabilidade decorrentes de baixos preços recebidos pelos produtores, como o caso da suinocultura, a comercialização da safra foi normal.

Além da versão impressa, a Síntese está sendo divulgada também no formato CD-ROM e disponibilizada para livre consulta no site http://cepa.epagri.sc.gov.br na seção Publicações.

Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis - 48 3239-5503 / www.epagri.sc.gov.br e/ou Ilmar Borchardt/Coordenador do Projeto Safras e Mercados - 48 3239-3946

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025