EPA aprova alterações de rotulagem e restringe o uso de dicamba

Mudanças decorrem de casos envolvendo movimentações das moléculas e prejuízos a outras lavouras

17.02.2023 | 09:03 (UTC -3)
EPA, edição Cultivar

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) aprovou emendas de rotulagem que restringem ainda mais o uso de dicamba nos estados de Iowa, Illinois, Indiana e Dakota do Sul.

As emendas de Iowa, Illinois e Indiana foram solicitadas pelos registrantes de produtos após discussão com esses estados. A alteração de Dakota do Sul foi proposta pelo estado ao registrante. Todas as emendas visam reduzir os riscos do uso de dicamba.

A rotulagem revisada proíbe a aplicação de dicamba em culturas tolerantes após 12 de junho em Iowa, Illinois e Indiana; e após 20 de junho em Dakota do Sul. Isso restringe a aplicação ao início da estação de crescimento, quando as temperaturas provavelmente serão mais baixas, e objetiva reduzir o potencial de volatilização e deriva do produto.

Entre outros requisitos, os fornecedores devem adicionar a rotulagem alterada a seus materiais de treinamento e educação e divulgar essas informações às autoridades de pesticidas e serviços de extensão agrícola para ajudar os usuários em sua área local. Esses e outros requisitos estão descritos nos termos e condições do registro alterado.

Essas alterações seguem as emendas que a EPA aprovou para Minnesota e Iowa em março de 2022. A emenda para Minnesota permanece a mesma. No entanto, para Iowa, a nova emenda substitui a anterior. Portanto, o dicamba não pode mais ser aplicado após 12 de junho em Iowa.

Conforme a EPA, se um estado deseja restringir ainda mais as aplicações, ele pode usar a seção 24(a) da FIFRA para fazê-lo; ou registrantes e estados podem trabalhar juntos para enviar uma alteração de rótulo contendo restrições específicas do estado para aprovação da EPA.

Histórico de incidentes relacionados ao dicamba

Em 2017 e novamente em 2018, a EPA alterou os registros de todos os produtos de dicamba após relatos de danos às lavouras e perdas econômicas resultantes da movimentação de dicamba. O Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos EUA anulou os registros de 2018 em junho de 2020 com base no fato de que “a EPA subestimou substancialmente os riscos que reconheceu e falhou totalmente em reconhecer outros riscos”.

Dias após a decisão do tribunal, a EPA emitiu ordens de cancelamento para os produtos afetados que abordavam os estoques existentes. Além disso, a decisão de 2018 foi o foco de um relatório do inspetor-geral que constatou que o envolvimento da liderança política sênior na decisão levou a “...mudanças ou omissões de documentos científicos, incluindo omissões de algumas conclusões abordando os riscos das partes interessadas”.

Em outubro de 2020, a EPA emitiu novos registros para dois produtos de dicamba e estendeu o registro de um produto de dicamba adicional. Essas decisões de registro foram tomadas com algumas contribuições dos cientistas e gerentes de carreira da EPA e esperava-se que abordassem as preocupações de risco observadas pelo Nono Circuito. Todos os três registros incluíram novas medidas para evitar movimentações do produto para fora do alvo e danos.

Em dezembro de 2021, a EPA divulgou um resumo dos relatórios de incidentes relacionados ao dicamba da temporada de cultivo de 2021 obtidos de registrantes de pesticidas, estados, público em geral e organizações não governamentais.

Apesar das medidas de controle implementadas na decisão de outubro de 2020, os relatórios de incidentes da estação de cultivo de 2021 mostraram pouca mudança no número, gravidade ou extensão geográfica dos incidentes.

A EPA ainda não analisou completamente os dados de incidentes de 2022, mas com base em relatórios de incidentes recebidos e discussões com reguladores estaduais, cientistas de plantas daninhas e acadêmicos, a EPA tem motivos para acreditar que os incidentes relacionados ao dicamba continuaram durante a temporada de cultivo de 2022 também.

Revisão contínua da EPA sobre dicamba

Dadas as informações de incidentes obtidas nas últimas temporadas de cultivo, a EPA está revisando se os produtos de dicamba registrados para uso excessivo representam riscos irracionais para culturas não-alvo e outras plantas ou para espécies listadas pelo governo federal e seus habitats críticos designados. A EPA também está avaliando todas as suas opções para lidar com futuros incidentes relacionados ao dicamba.

Atualmente, a EPA está trabalhando para entender a variabilidade geográfica dos incidentes relacionados ao dicamba. Além disso, a EPA está analisando como esses incidentes podem estar relacionados às propriedades químicas do dicamba. À medida que a Agência avança em sua revisão, ela continuará a considerar se informações adicionais podem ser fornecidas para auxiliar na avaliação da EPA.

Além disso, todos os usos do dicamba, incluindo aplicações pré-emergentes e over-the-top do pesticida, estão sendo avaliados na revisão de registro. A revisão de registro é um programa estatutário no qual a EPA revisa e atualiza, conforme necessário, os registros de pesticidas mais antigos com base nos padrões científicos atuais para garantir que continuem a atender ao padrão de registro da FIFRA.

Como parte do processo de revisão de registro, a EPA aceitou recentemente comentários públicos sobre o segundo adendo ao projeto de avaliação de risco à saúde humana de 2016 e um projeto de avaliação de risco ecológico para dicamba. A EPA continuará o processo de revisão do registro publicando a proposta de decisão provisória (PID). O PID abordará os comentários públicos sobre as avaliações de risco e poderá propor a mitigação de riscos para abordar quaisquer riscos potenciais de preocupação identificados nas avaliações preliminares de riscos do Dicamba. O público terá a oportunidade de comentar sobre o PID.

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