EPA analisa registro de novo herbicida epirifenacil

Produto será avaliado para aplicação em soja, milho, trigo e canola

04.11.2025 | 08:14 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou proposta de registro de dois produtos com o ingrediente ativo epirifenacil (epyrifenacil). O herbicida poderá ser usado no manejo pré-plantio de culturas como soja, milho, trigo, canola e em áreas de pousio. Também poderá ser aplicado em locais não agrícolas, como áreas ao redor de construções industriais e rurais.

A proposta se baseia em avaliações de risco à saúde humana, ao meio ambiente e em uma análise biológica conforme a Lei de Espécies Ameaçadas (Endangered Species Act). Segundo a EPA, não foram identificados riscos à saúde humana quando o uso segue as instruções de rótulo.

O epyrifenacil pode afetar negativamente várias espécies ameaçadas e seus habitats. A EPA, no entanto, prevê que não há risco de extinção nem de alteração crítica desses ambientes.

Para mitigar os impactos sobre espécies não alvo, a EPA propõe:

  • uso de faixas de contenção para evitar deriva do produto;
  • práticas para reduzir o escoamento e a erosão;
  • proibição de aplicação durante chuvas ou com solo encharcado;
  • consulta obrigatória ao sistema “Bulletins Live Two” para seguir orientações adicionais sobre espécies ameaçadas.

O rótulo final proposto foi ajustado com essas medidas de mitigação e atende à Lei Federal de Inseticidas, Fungicidas e Rodenticidas (FIFRA).

O período de consulta pública sobre o registro vai até 3 de dezembro de 2025. Após análise dos comentários, a EPA decidirá se aprova o registro. Se necessário, a agência iniciará uma consulta formal com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem ou com o Serviço Nacional de Pesca Marinha, que terão a palavra final sobre os riscos a espécies e habitats.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025