Entidades se reúnem para envio de formulários à ANVISA

28.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A sexta-feira (25) foi de mutirão em Santa Cruz do Sul/RS. Representantes de entidades relacionadas à produção de tabaco, autoridades políticas e empresariais se reuniram na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) para o envio de contribuições nas consultas públicas n.º 112 e 117, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Uma nova contagem elevou o número para 145 mil formulários preenchidos no Rio Grande do Sul e que foram despachados para Brasília. Outros 51 mil já foram enviados via Correios.

 

O caminhão ainda passará por Santa Catarina (sede da Fetaesc) e no Paraná (sede da Fetaep), onde outros milhares de formulários deverão somar-se às contribuições dos produtores e trabalhadores gaúchos. Os formulários serão transportados ao escritório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília, e deverão chegar ao destino no dia 30 de março, próxima quarta-feira, às 13h30min. Uma comitiva deverá acompanhar o recebimento do material, no mesmo dia em que Antônio Palocci, Ministro Chefe da Casa Civil, receberá entidades e parlamentares em audiência para tratar sobre as propostas da ANVISA que tem preocupado o setor. A audiência, que estava sendo buscada há mais de um mês, foi marcada às 17 horas.

 

“Estamos otimistas com esta nova audiência e esperamos que a Casa Civil compreenda o tamanho do problema que está sendo criado à mais de 700 municípios produtores e os impactos negativos para toda a cadeia produtiva”, afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, que participará da audiência. Na data, Palocci deverá conhecer os prejuízos que as propostas poderão acarretar, tais como:

 

_ Diminuição dos postos de trabalho que atualmente chegam a 2,5 milhões;

_ Redução de divisas na exportação;

_ Perda de renda no campo para mais de 222 mil pequenos produtores de tabaco (foram R$ 4,6 bilhões em 2010), afetando mais de 1,048 milhão de pessoas no meio rural do Brasil;

_ Redução na arrecadação atual de R$ 8,5 bilhões em impostos;

_ Impacto direto na margem de lucro e geração de empregos nos mais de 400 mil varejistas;

_ Impacto econômico para os fornecedores diretos da indústria.

 

Eliana Stülp

Andreoli MSL Brasil

(51) 3713-1777

eliana.stulp@br.mslworldwide.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025