Ministro consegue renegociação de dívidas de arrozeiros
Engajadas em buscar soluções e alternativas para o manejo e conservação do solo e da água, entidades parceiras formaram um grupo de trabalho para tratar do tema nas regiões Fronteira Noroeste e Missões. Nesta sexta-feira (30), integrantes do grupo se reuniram no auditório da Cotrirosa, em Santa Rosa/RS.
Na oportunidade, o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Douglas Kaiser explanou sobre os “Indicadores e Respostas das plantas nas condições físicas do solo”. Após a palestra, foram apresentadas as diretrizes que devem ser desenvolvidas pelas entidades parceiras. “Cada entidade apresentou o que é de sua responsabilidade na aplicação de algumas práticas na atividade de produção de grãos e de leite”, afirma o assistente técnico regional de solos da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Aldo Valmor Schmidt.
Entre as entidades representadas estavam a Emater/RS-Ascar, universidades, escolas técnicas agrícolas, cooperativas, Prefeitura de São José do Inhacorá e Banco do Brasil. Representando da Emater/RS-Ascar, estiveram presentes o assistente técnico estadual de solos, engenheiro agrônomo Edemar Valdir Strek, assistente técnico regional na área, engenheiro agrônomo Aldo Valmor Schmidt, gerente regional adjunta Neida Frohlich, e extensionistas de escritórios municipais.
O próximo encontro do grupo de trabalho está previsto para o mês de janeiro. Santa Rosa é uma das dez regiões contempladas pela proposta. Estão sendo organizados grupos de trabalho também nas regiões de Caxias e Lajeado; Passo Fundo e Erechim; Frederico Westphalen e Palmeira das Missões; Ijuí; Santa Maria; Itaqui; Alegrete; Bagé; Pelotas; e Porto Alegre.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura