DuPont Programa Café apresenta novidade no manejo do cafeeiro contra pragas e doenças
A ideia de contribuir com a diminuição da emissão de CO2 pode se tornar cada vez mais frequente, com uma realidade lançada pela Pirelli: é o pneu verde. A nova tecnologia será um dos temas abordados em palestra do Coloquium SAE Brasil, que acontecerá dias 26 e 27 de junho, no Engenho Central em Piracicaba (SP), durante a realização do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira).
A palestra está marcada para as 14h30 do dia 26 de junho e o palestrante será Renato Lopes, engenheiro mecânico coordenador de equipamento original de pneus passeio da Pirelli.
A inovação deve-se a utilização de novos materiais e estruturas que oferecem menor resistência de uso, o que reduz aproximadamente 6% o consumo de combustível dos automóveis e suas emissões de dióxido de carbono.
O pneu verde faz parte da linha de produtos Green Performance, resultado de um investimento da empresa na ordem de R$ 20 milhões em três anos. Segundo a companhia, a nova tecnologia melhora a performance e a frenagem, principalmente em piso molhado. A duração pode ser até 10% maior em relação a pneus anteriores.
A linha, que visa a sustentabilidade, inclui os pneus Cinturato P1, especial para carros pequenos e médios, Cinturato P7, para carros de alta performance, e Scorpion Verde All Season, o primeiro pneu ecológico para picapes e SUVs.
Cálculos e pesquisas da companhia indicam que ao longo da vida útil dos "pneus verdes" a economia de combustível permite comprar outros 3,6 pneus. Quanto à segurança, a Pirelli garante que o novo pneu é eficiente e demonstra o mesmo desempenho e dos convencionais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura