Encontro promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP destaca os desafios do cooperativismo no agronegócio paulista

28.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secr

Os elementos que norteiam as cooperativas estarão em discussão no Seminário Cooperativismo e Associativismo no Estado de São Paulo – avanços e perspectivas -, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios. O evento será no dia 1º. de dezembro, a partir das 8h30, no salão nobre da Secretaria.

O evento contará com a presença da Secretária Mônika Bergamaschi, de personalidades do setor, representantes de cooperativas e especialistas. O ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, falará sobre o cooperativismo e o agronegócio brasileiro. Os novos desafios para o cooperativismo paulista será o tema da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), na palavra de seu presidente, Edivaldo Del Grande. Sobre o Cooperativismo Agropecuário Paulista falará o consultor técnico da Ocesp para o ramo de agronegócios, Antonio Pedro Pezzuto Jr. O encontro ainda contará com palestra de Paulo Marcelo Rodrigues, gerente da região metropolitana do Sebrae, sobre o desenvolvimento do cooperativismo.

De Itápolis vem o exemplo bem sucedido da Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários. A COAGROSOL, fundada no ano 2000 para enfrentar a crise no mercado citricultor, hoje possui mais de 80 cooperados e exporta frutas e suco natural e concentrado para países da Europa, Ásia e EUA.

A Cooperativa Veiling de Holambra conta a sua trajetória, que começou em 1999, até se tornar o principal centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por 45% do mercado nacional, com 400 produtores.

Serviço

Para saber a programação completa do Seminário, clique em:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025