Walter Horita eleito para novo mandato na Aiba
Após três meses de trabalho em 12 cidades no estado de São Paulo, as oficinas do “Estudo Municípios Canavieiros 2010” entram na sua reta final. A cidade escolhida para marcar o final das atividades ocorridas com os professores no estado é Sertãozinho, e o ocorrerá no dia 24 de novembro. Outros estados que foram palco das ações do Estudo também terão ações similares, em datas a serem definidas.
Iniciativa educacional do Projeto AGORA, o esforço abrangeu 100 municípios em seis estados, para orientar docentes da rede pública, dos 7º e 8º anos, a uma nova abordagem pedagógica relacionada à cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil.
Nesta fase conclusiva, 40 cidades em seis estados foram selecionadas para que os professores possam avaliar as tarefas realizadas e mostrar de que forma a iniciativa contribuiu efetivamente nas atividades em sala de aula.
“O esforço foi no sentido de instrumentalizar os professores para uma nova abordagem pedagógica relacionada ao setor sucronergético. Por isso é importante termos a avaliação dos docentes envolvidos neste projeto,” afirma Nayana Rizzo, assessora de Relações Institucionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Material pedagógico
Além do treinamento, os professores que participaram das oficinas do “Estudo Municípios Canavieiros 2010” receberam material pedagógico desenvolvido pela Editora Horizonte. Foram dois Kits que contém material didático, incluindo o Caderno do Professor, com 52 páginas; um conjunto de oito pôsteres; e um DVD multimídia com fotos e vídeos.
Todas as escolas onde os professores apresentaram trabalhos finais realizados com os alunos - tanto por meio de oficinas de encerramento ou por meio do site de apoio, www.municipios-canavieiros.com.br - receberam um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o "Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar." O objetivo do jogo é consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.
A primeira iniciativa de cunho educativo do Projeto AGORA, o "Desafio Mudanças Climáticas," atingiu oito estados brasileiros ao longo de 2009, com impacto em mais de dois milhões de alunos do 8º e 9º anos em 12 mil escolas estaduais. Ao final do Desafio, mais de 3.500 estudantes submeteram trabalhos manuscritos abordando mudanças climáticas em suas cidades.
Serviço:
Oficina educacional de avaliação em Sertãozinho
Dia: 24.11 (quarta-feira)
Local: Escola Ambiental Clóvis Badelotti
Endereço: Av. Romeu Bonini, dentro do Parque Ecológico Gustavo Siminioni
Horário: 8h às 12h
Rosa Webster
CDN Comunicação
(11) 3643-2707
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura