AGCO anuncia recorde de vendas na América do Sul
Com o tema 'Tecnologias para o desenvolvimento do algodão' proposto pelo comitê de organização a edição de número 67 da reunião Plenária do ICAC (Comitê Internacional do Algodão – sigla em inglês) será realizada ente ano em Ouagadougou, Burkina Faso. É a segunda assembléia plenária na história do ICAC realizada na África ocidental. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Paulo Martins vai estar presente neste encontro na África juntamente com os produtores de algodão de Goiás. A comitiva embarcou sexta-feira (14/11) com retorno programodo par dia 23.
Para o Secretário é uma oportunidade para divulgar a qualidade do algodão goiano e as potencilaidades de Goiás no setor do agronegócio.
Representantes da cotonicultura de Goiás partem já nos próximos dias para participarem do evento que é considerado o maior encontro mundial da cadeia do algodão. O encontro acontece entre os dias 17 e 21 de novembro. Dado a importância do algodão às economias de países africanos, e o papel de África nas discussões voltadas para o algodão, o comitê classifica como altamente apropriado a reunião na África do Sul.
Burkina Faso é o país de maior produção na África, e Ouagadougou é o centro administrativo, econômico e cultural da nação. Haverá excursões técnicas durante a assembléia para ver atividades da colheita, descaroçamento e pesquisa, bem como, para visitar campos do algodão de Biotech, no sul de Ouagadougou.
Segundo o comitê, a agenda e tópicos a serem discutidos no encontro foi apresentada para a discussão em fevereiro deste ano. Foi apresentada à comissão permanente em abril 2008 para aprovação preliminar.
De acordo com o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Marcelo Swart, os produtores goianos esperam discutir um panorama geral do mercado mundial do algodão e as novas perspectivas para o consumo e oferta, marketing e qualidade, além de discutir as formas de aumento da demanda do algodão no mercado mundial. "Um dos principais pontos de interesse dos exportadores brasileiros são os subsídios internacionais", comenta Marcelo que também é presidente do conselho gestor do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás..
Há dois anos a 65ª Reunião Plenária do ICAC foi realizada em Goiânia. Na época, delegações de 55 países participaram do encontro. O tema debatido foi o "Impacto Social e Ambiental da Produção e Uso do Algodão". Durante o evento foi realizada também uma feira paralela com empresas e indústrias que apresentaram tendências e novas tecnologias do setor, como máquinas e implementos, equipamentos, insumos, tecnologia e logística. Agopa/Seagro
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO) - www.seagro.go.gov.br / 62 3201-8905
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura