Brasil e Argentina ajustam comércio de produtos agrícolas
Um encontro para discutir manejo e conservação de solo acontecerá na próxima segunda-feira (08), no Sindicato Rural de Camaquã, a partir das 13h30min. O evento integra a programação da 5ª Feira da Agricultura Familiar da Centro-Sul (Fafecs), que acontece de 8 a 14 de outubro, em Camaquã, e é promovido pela Emater/RS-Ascar e Afubra.
Segundo o coordenador do espaço da Emater/RS-Ascar no evento, Sérgio Tadeu de Souza, o encontro visa reunir representantes de prefeituras e da Afubra, de escritórios locais da Emater/RS-Ascar, de empresas fumageiras e de universidades para que seja discutida a situação do solo na região e sejam traçadas metas conjuntas de ação.
Sérgio salienta que o tema está latente, tendo em vista que 90% dos cultivos na Região Centro-Sul ainda são feitos pelo sistema convencional de preparo do solo, e o plantio acaba causando sérios problemas ao solo e aos recursos hídricos regionais. “Neste sentido, há a necessidade de retomar e integrar as ações em manejo e conservação do solo e da água, visando aumentar a infiltração e retenção de água e qualificar o sistema de preparo e plantio das principais atividades agrícolas”, ressalta.
Na oportunidade, haverá palestra com os agrônomos da Emater/RS-Ascar Edemar Streck e Sérgio Tadeu de Souza. Às 15h, os presentes vão debater as propostas e estratégias e, após, será feito o planejamento das ações microrregionais e regionais.
A Fafecs acontece em paralelo a Expocamaquã, que conta com remates, shows, prova de campereada, leilões, entre outras atividades.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura