Modalidade de fixação em trocas atrai atenção de produtor
Começou segunda e vai até sexta-feira (26/02), o “Seminário de Planejamento 2010 e Curso de Gestão de Projetos em Rede”. O encontro reúne 22 pesquisadores das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul, especialistas em recursos genéticos vegetais e animais.
O evento acontece no Hotel Pousada dos Pirineus, na cidade goiana de Pirenópolis, a 150 quilômetros de Brasília e tem por objetivo discutir os problemas e traçar estratégias sobre os trabalhos com conservação de recursos genéticos, realizados nas unidades descentralizadas da Embrapa, sob a coordenação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, criada em 1974 com a missão inicial de coletar, caracterizar e conservar recursos genéticos. O encontro prevê ainda o treinamento dos pesquisadores no uso de ferramentas gerenciais para projetos em rede,
Política de Recursos Genéticos é discutida no evento
Como parte da programação do primeiro dia do encontro, a advogada da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa, Rosa Miriam de Vasconcelos, apresentou a proposta da Política de Recursos Genéticos da Embrapa, que deverá orientar os trabalhos com recursos genéticos na Empresa, prevista para ser implementada ainda este ano.
“Um dos objetivos da política será adequar os trabalhos realizados na Embrapa à legislação que regulamenta o acesso aos recursos genéticos. A expressão “recursos genéticos” será substituída, no documento que está sendo elaborado, por “patrimônio genético”, com o objetivo de conciliar a utilização da terminologia adotada pela Medida Provisória n. 2.186-16, de 2001, uma vez que o conceito de patrimônio genético é mais amplo do que o de recurso genético”, explica Rosa Miriam.
Edvalson B. Silva e Fernanda Diniz
Embrapa
(61) 3448-4769 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura