Encontro de Produtores Carne Angus reúne mais de 150 pecuaristas em Alegrete/RS

30.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

Terminado o VI Concurso de Carcaça que classificou 553 machos Angus e Cruza Angus de 14 criatórios do Rio Grande do Sul a Associação Brasileira de Angus (ABA) organizou o VII Encontro de Produtores Carne Angus, evento que reuniu mais de 150 produtores na cidade de Alegrete (RS).

Segundo Fábio Medeiros, subgerente da ABA - Programa Carne Angus, o encontro de produtores foi criado com o intuito integrar os pecuaristas gaúchos permitindo a troca de experiências, difundir informações técnicas de qualidade e promover a integração entre produtores e técnicos participantes do programa de carnes da ABA e demais elos da cadeia produtiva como a indústria e setor de insumos.

A programação que foi dividida em duas etapas, começou na última sexta-feira (22/09) na Estância Bom Verde, Alegrete (RS). O pecuarista Sérgio Dornelles Leães abriu as porteiras de sua propriedade e apresentou aos produtores o Sistema intensivo de terminação em pastejo da fazenda, chamado ‘Bom Verde’, baseado na rotação de pastagem e suplementação. “Utilizo a suplementação para otimizar a produção de carne por meio do aproveitamento do pasto, dividindo-o em 15 ou 20 piquetes, com capacidade para até 200 animais”, explica Sérgio.

Um dos destaques da tarde de campo foi a dinâmica de apartação de novilhos para abate pela técnica de ultrassonografia. “Usar essa técnica para o pré abate representa um ganho muito grande ao produtor, que pode verificar se seu animal está ou não preparado para ir à indústria”, explica Felipe Moura, diretor de Marketing da ABA.

“Pelo método do ultrasom é possível observar quesitos importantes para a indústria como, por exemplo, AOL (Área de Olho de Lombo), Espessura de Gordura Subcutânea e porcentagem de gordura intramuscular – Marmoreio e Espessura de Gordura na Picanha”.

Eduardo Lima, da Agropecuária Bom Retiro (Itaquí – RS), disse que além do aprendizado estratégico e dos contatos pontuais feitos no encontro, esse é mais um serviço de qualidade da entidade. “É importante esse tipo de evento por que mostra que a ABA está preocupada com nossa formação. Não ficamos mais na seguida leilão/exposição. É conteúdo disponibilizado de forma coesa que precisamos”.

No sábado (23), o grupo visitou a Querência Agropecuária, de Luis Felipe Ferreira da Costa. Nesta etapa, ocorreram palestras técnicas sobre diversos temas, como manejo pós-desmama e seus impactos econômicos na qualidade de carne, uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como ferramenta de eficiência em rebanhos de cria e características da carcaça e da carne.

Na sequencia, os participantes fizeram uma visitação na fazenda, especializada na cria de animais Angus em sistema super-precoce com idade de entoure aos 14 meses, para conhecer o modelo de produção.

Diego Brasil, gerente de fomento do grupo Marfrig no Rio Grande do Sul, que esteve presente em toda programação, fala que o encontro foi uma demonstração muito forte do grande potencial que temos no programa de carne a pasto. “O importante é seguir o carne angus, respeitando a sustentabilidade, com forrageiras de alta qualidade e tecnificando a produção, com eficiência de produção e aproveitamento de pastagem. O estado do RS realmente tem um grande diferencial em relação ao Angus, onde todas as características locais propiciam ótimas qualidades de cria”.

A gerente da entidade, Juliana Brunelli, fala que o pecuarista de Angus, inserido no programa, tem de entender que não produzem apenas boi gordo, e sim carne de qualidade. “Antes o consumidor buscava carne de qualidade produzida fora do Brasil, hoje nós com o Programa carne Angus produzimos esta carne de qualidade, e o mérito dessa conquista é de todos inseridos na cadeia da carne”, comemora Juliana, deixando claro que o produtor de Angus tem de estar atento às exigências da indústria.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025