Encontro de Criadores Uberbrahman acontece em setembro em Uberlândia/MG

08.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Marcilélia Guimarães

Encontro reunirá representantes de rebanhos importantes na pecuária brasileira e da raça Brahman para a abertura da 2ª Prova de Ganho em Peso Coletiva Uberbrahman/ABCZ, entre outras novidades técnicas e confraternização. A organização da PGP pretende superar a anterior, que já foi considerada o mais completo desafio a pasto já realizado com zebuínos, no mundo e teve os seu resultado, como trabalho científico, premiado no XV Congresso Mundial da Raça Brahman (outubro de 2010).

Os selecionadores Aldo Valente e Carlos Balbino recepcionarão criadores e profissionais da pecuária em Uberlândia-MG, na Fazenda Morro Alto II, a partir das 12:30h. De acordo com Aldo Valente, as avaliações a serem realizadas no Uberbrahman possibilitarão quebras definitivas de paradigmas sobre a rusticidade e produtividade da raça Brahman”.

O grupo de animais componente da PGP é oriundo de centros criatórios de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil e outras entidades estaduais promotoras da raça, assim como, de instituições educacionais localizadas em diversas regiões do país. As PGPs foram adotadas pelo plantel Uberbrahman como ferramenta para seleção dos machos e identificação de famílias mais produtivas.

Esta é a segunda prova coletiva; ou seja, que recebe animais de outros criatórios para as avaliações simultâneas e comparativas. Os resultados finais ajudarão muito para escolha de indivíduos e famílias com potencial genético para aumento de qualidade e quantidade de carne, pois são vários fatores que interferem na atividade que tem o Brasil como maior exportador deste produto, porém não é o melhor remunerado por tal. “Além de agregar soluções ecologicamente corretas e economicamente viáveis, apontará animais com genética de alta eficiência para produção de carne em um ciclo cada vez mais curto e com um produto final de qualidade”, explica Valente.

O UberBrahman, na ocasião, apresentará os avanços obtidos em outros experimentos, além de disponibilizar material genético aos interessados. O 6º Encontro de Criadores faz parte da programação da Exposição Agropecuária no Camaru, que acontece em Uberlândia de 27 de agosto a 07 de setembro, quando haverá julgamento da raça Brahman (02 a 04 de setembro). O juiz será o norte-americano Judd Edward Cullers, que também é o titular do Heritage Ranch, um destacado centro de seleção que fez vários campeões internacionais. -

6º Encontro de Criadores Uberbrahman

03 de setembro (sábado)

a partir das 12:30h

: Fazenda Morro Alto II – Uberlândia/ MG

:

(34) 9162-0270 – Marcilélia Guimarães

Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025