Empresa será responsável pela criação e implantação de sistema para a rastreabilidade da carne utilizando chips reutilizáveis

17.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Maria Augusta Brandt

A Marel será responsável pela criação e implantação de um sistema inédito no Brasil para a rastreabilidade da carne, utilizando chips (transponders) reutilizáveis. A iniciativa visa agregar informações adicionais ao processo de rastreamento da carne, além de reduzir custos com o uso de papel e impressão, utilizando tecnologias mais limpas e reaproveitáveis de controle de produção dos frigoríficos durante todo o processo de abate. O objetivo é garantir maior segurança e integridade das informações e procedências da carne.

O projeto é uma parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento através do Programa Tecnoparque. Segundo Marcelo Machado, CEO da Marel Mercosul, o projeto, que será desenvolvido inicialmente em Curitiba, pode trazer benefícios para todo o país. “Essa é uma oportunidade para usarmos as ferramentas tecnológicas e a mão de obra que temos à disposição. Nossa empresa já é responsável por todo o sistema de rastreabilidade do Uruguai, onde as etiquetas impressas em papel são utilizadas como ‘transporte de dados’ entre os diversos processos dentro do Frigorífico. Porém, o ‘papel’ não permite a agregação de dados adicionais, como o PH, ou o tempo de maturação do produto, nem temperaturas de processo, além de ser um resíduo sólido que precisa ser descartado em algum momento. Todos esses problemas podem ser resolvidos com a utilização de transponders reutilizáveis, e nossa empresa possui o conhecimento, os meios e a aplicação necessária para tocar este projeto adiante”, destaca.

O Programa Tecnoparque foi criado para incentivar a pesquisa de desenvolvimento científico e inovação tecnológica em empresas locais. Atuando desde 2007, a iniciativa prevê benefícios as organizações parceiras na dedução do ISS (Imposto sobre Serviço). Sobre a Marel Com sólida atuação no desenvolvimento de equipamentos e sistemas inteligentes de processamento para as indústrias de pescados, carnes, aves e suínos, desde 1994, a Marel acompanha o ritmo de expansão da agroindústria brasileira investindo em tecnologia para a promoção de soluções diferenciadas em automação industrial.

Inicialmente, a empresa teve forte atuação no setor avicultor nacional, participando das mais diversas fases de crescimento desse mercado no país, aperfeiçoando linhas de processamento de grandes empresas, o que trouxe ganhos significativos em produtividade e eficiência. Este primeiro passo da Marel no Brasil contribuiu consideravelmente para a conquista nacional de negociações com blocos econômicos da Europa, Japão e principais localidades da Ásia. A aquisição global das marcas Stork Poultry Systems, Townsend Further Processing e Scanvaegt coloca a Marel atualmente como uma das líderes mundiais do segmento.

Com Centro de Serviços localizado em Curitiba, a empresa oferece todo o suporte para as suas bases no país, distribuídas nas cidades de Porto Alegre/RS, Chapecó/SC, Criciúma/SC, Toledo/PR e Pato Branco/PR. Todas localizadas estrategicamente para atender a todo o território nacional, além de suprir as necessidades e expectativas das principais indústrias processadoras de carne do país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025