Mapa e Conab anunciam terceiro levantamento da safra 2013/14
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (9) a solenidade de posse do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Manoel Moacir Macedo. Num evento prestigiado e bastante concorrido na sede da Unidade, na capital sergipana, estavam presentes mais de 250 pessoas, entre as quais o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, além de deputados federais, prefeitos, secretários de Estado e municipais, presidentes de órgãos de desenvolvimento rural e chefes e empregados da Embrapa.
Os convidados foram acolhidos pela boa música do Coral Harmonia, formado por empregados e colaboradores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), sob a regência do maestro Elias Santos e com acompanhamento do percussionista Tom Toy e do pianista Sérgio Lessa. O coral interpretou, também, o Hino Nacional Brasileiro.
Em seguida, foi lançada oficialmente a versão curta do vídeo institucional da Unidade, uma iniciativa do Setor de Gestão de Pessoas com apoio do Núcleo de Comunicação Organizacional. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
A Unidade lançou, ainda, o Relatório de Destaques 2010-2011-2012, revista que traz os principais trabalhos e eventos da Unidade da Embrapa nesses últimos três anos.
Num discurso poético e emocionado, Manoel Moacir, que sucede o pesquisador Edson Diogo Tavares, agradeceu a todos que contribuíram para a sua conquista, e fez questão de destacar a lisura e qualidade técnica do processo de seleção, no qual concorreu com o pesquisador e ex-chefe da Unidade, Edmar Siqueira. Ressaltou os desafios que pretende encarar de maneira coletiva, contando com o apoio de toda a equipe da Unidade e da Diretoria Executiva da empresa.
“É fundamental para uma boa gestão compreender as diferenças entre gerações e culturas, entender de maneira aprofundada a complexidade científica, da própria Embrapa e das demandas que precisa atender para cumprir sua missão, buscando conciliar sustentabilidade, aumento de produtividade e melhora de qualidade de vida para o agricultor familiar tanto quanto bons resultados para o agronegócio, que não devem ser vistos como antagônicos ou incompatíveis”, expressou.
Leia aqui a íntegra do discurso de posse do chefe-geral.
Macedo recebeu palavras de incentivo e de disposição para fortalecer parcerias do deputado federal Mendonça Prado, que representou os parlamentares federais, e do secretário da Agricultura de Sergipe, José Sobral, que falou em nome do governador Jackson Barreto, impossibilitado de comparecer por conta do falecimento do governador Marcelo Déda, a quem foi prestado um minuto de silêncio.
O presidente Maurício Lopes falou por último, e destacou o papel e a importância da Embrapa e todas as instituições de ciência para o fortalecimento de políticas públicas que ajudem o Brasil a avançar e se desenvolver. Lopes ressaltou a importância da parceria com as instâncias políticas federais, estaduais e municipais, com emendas e formulação conjunta de políticas, e reconheceu a importância da gestão de Edson Diogo e os seus resultados positivos, além de externar os votos de uma administração bem sucedida ao novo chefe da Unidade.
“É inegável que tivemos grandes avanços na Unidade e nos resultados para a região dos Tabuleiros Costeiros, e isso se deve à dedicação de todos que passaram por ela e construíram sua história. Fica agora o grande desafio para a nova gestão, de conduzir a Unidade rumo ao futuro, face às mudanças climáticas, à necessidade de reduzir as emissões de carbono, e às demandas regionais por soluções inovadoras para a agricultura e produção de alimentos”, afirmou Lopes.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da foto oficial do ex-chefe Edson Digo na Galeria de Chefes da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Enquanto Macedo recebia os cumprimentos dos convidados, era servida água de coco, um dos mais tradicionais produtos de pesquisa da Unidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura