Empossada nova diretoria da Associação Goiana dos Produtores de Algodão

23.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra Goiaz

A nova diretoria da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) tomou posse na noite desta terça-feira (22), em Goiânia. O produtor rural Luiz Renato Zapparoli presidirá a entidade durante o próximo biênio (2012/2014) e contará com o apoio dos demais diretores, conselheiros e delegados regionais. Segundo Zapparoli, assumir a Agopa é uma honra e também é um dos seus maiores desafios. “Hoje, a associação representa uma classe de produtores aguerridos, que se modernizaram e conquistaram seu espaço na economia mundial”, disse durante a cerimônia de posse realizada no salão de eventos Maison Florency.

Porém, conforme o presidente, ainda há vários obstáculos a serem ultrapassados, como a busca pela melhoria da rentabilidade do produtor, assim como a atenção que deve ser voltada ao desenvolvimento social e ambiental. “Qualquer um de nós sabe o quanto é importante produzir algodão com responsabilidade social e ambiental. Vimos nos últimos meses a queda-de-braço que foi o Código Florestal no Congresso Nacional. Temos muito a contribuir, mas acima de tudo, precisamos deste marco regulatório”, acrescenta. Luiz Renato Zapparoli ressalta também a importância do trabalho realizado entre entidade e produtores.

“Duas ações são fundamentais para a solidez de uma associação: a união e a parceria. Sem a união de seus associados, a Agopa não chegaria onde chegou. Nossa associação estará sempre aberta para receber a contribuição e o apoio de todos que queiram abraçar a cotonicultura goiana”. Ele lembra também o papel fundamental dos parceiros, que sempre contribuíram para o desenvolvimento do setor em Goiás. “É sempre bom lembrar que Goiás é o terceiro maior produtor brasileiro de algodão e tem uma das produtividades mais alta do País. Este cenário é resultado de vários fatores, entre eles o uso de tecnologias disponibilizadas pela pesquisa.

A Agopa, o Fialgo, a Fundação Goiás e a Embrapa Algodão, sempre como apoio da Faeg, formam uma das mais importantes parcerias da cotonicultura goiana”, disse. O produtor destacou também a parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e com o governo federal, por meio da Abrapa. “É muito importante fortalecer e estimular as parcerias. Foi por meio delas que nos tornamos fortes e elevamos o Estado de Goiás à posição de destaque no cenário mundial”.

Luiz Renato Zapparoli ocupou o cargo de Marcelo Jony Swart, que presidiu a associação por dois mandatos (2008/2010 e 2010/2012). Produtor de algodão na região de Chapadão do Céu, Zapparoli é formado em administração de empresa, com grande experiência em gerenciamento de propriedade rural. Ocupou o cargo de vice-presidente da Agopa durante dois mandatos (2008/2010 e 2010/2012) e foi conselheiro fiscal da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de Goiás – Fundação Goiás. Atualmente, além da presidência da associação, ele também ocupa o cargo de conselheiro curador da Fundação e é membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025