Embrapa Uva e Vinho realizará lançamento regional no 5º Horti Serra Gaúcha

16.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Giovani Antonio Capra

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves/RS, aproveitará o 5º Horti Serra Gaúcha, que acontece na próxima quarta-feira (22), a sexta-feira (24), no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, para apresentar uma de suas mais recentes novidades. Quarta-feira (22), às 15h, no auditório principal do evento, será feito o lançamento regional da cultivar de uva para suco BRS Magna. Na ocasião, a pesquisadora da unidade Patricia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, falará sobre a nova variedade, lançada em âmbito nacional em novembro passado, em Sinop/MT.

“É que a BRS Magna tende a ter grande impacto aqui na Serra Gaúcha”, explica, sobre a proposta da apresentação regional, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann. Em tal sentido, a cultivar caracteriza-se pela ampla adaptação climática – já foi testada em condições de climas temperado (em Bento Gonçalves/RS) e tropical úmido (Jales/SP e Nova Mutum/MT) – e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante. Trata-se, enfim, de mais uma alternativa para a crescente indústria de suco de uva.

– A Embrapa Uva e Vinho também terá forte participação na programação técnica do 5º Horti Serra, a ser desenvolvida no auditório principal do evento.

Para dia 22, com início às 16h15min, está marcada a palestra Avanços no cultivo de uvas protegidas, a ser ministrada pelo pesquisador da unidade Henrique Pessoa dos Santos. A apresentação englobará o conjunto de resultados e avanços do cultivo protegido de uva obtido nos últimos dez anos de pesquisa, com dados sobre o comportamento fisiológico e produtivo da videira e aspectos teóricos e práticos do manejo em tal sistema de produção, adianta Pessoa dos Santos. “O fato de se tratar de um sistema será muito enfatizado na palestra, pois se o produtor não tiver consciência de que no parreiral coberto as exigências das plantas e de manejo são distintas do cultivo convencional, há grande chance de ocorrerem problemas que podem inviabilizar esse importante e promissor novo tipo de cultivo”, acrescenta o pesquisador.

Para dia 23, às 9h, está programada a palestra Como tornar a propriedade mais lucrativa e melhor gerenciada?, com o pesquisador Joelsio Lazzarotto. “A administração eficiente de qualquer propriedade rural é condição imprescindível para garantir sua inserção no mercado e, por consequência, sua sustentabilidade e competitividade ao longo do tempo”, antecipa, sobre o teor de sua apresentação, Lazzarotto. “Serão feitas reflexões acerca de alguns pontos fundamentais, que envolvem formas de negociação e práticas de gestão associadas, sobretudo, a planejamento, produção e comercialização”, complementa.

Também para dia 23, com início às 16h15, está agendada palestra com o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Marcos Botton, sobre Estratégias para o manejo de mosca-das-frutas em frutíferas de clima temperado. Ele falará, basicamente, sobre novos atrativos para o monitoramento das moscas-das-frutas e estrategias de controle através do emprego de iscas tóxicas e captura massal. Ainda da Embrapa, mas da unidade Florestas, de Colombo/PR, o pesquisador Hemiliano Santarosa tratará, dia 22, às 9h30min, sobre Novo código florestal – o que afeta a produção rural.

Para informações sobre inscrições, os contatos são: telefone – (0xx54) 3027.7065; e-mail –

.

– A Embrapa Uva e Vinho contará, ainda, com estande institucional no Horti Serra. No espaço, haverá apresentação de tecnologias desenvolvidas pela unidade de pesquisa e repasse de orientações para diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios nutricionais da videira. “O esforço todo é no sentido de oferecer informações que sejam aplicadas no dia a dia do produtor”, assinala Alexandre Hoffmann.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho observa que pela segunda vez a unidade de pesquisa integra a diretoria técnica do Horti Serra Gaúcha, desta vez junto de Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Emater/RS-Ascar – regional Caxias do Sul. “Nós da diretoria vemos no evento um espaço privilegiado para divulgação de tecnologia a produtores e técnicos”, diz Hoffmann.

O Horti Serra conta, além de sua programação técnica, com feira tecnológica, oficinas temáticas, rodadas de negócios e dinâmicas em áreas como pulverização. Nesta edição, o evento terá parceria internacional: palestrantes e expositores israelenses e italianos.

O 5º Horti Serra Gaúcha é uma realização de Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Festa Nacional da Uva, Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho e UCS, com diversos apoiadores. Mais informações sobre a promoção em

.

Em sua quarta edição, em 2011, o evento contou com público superior a sete mil pessoas e mais de 80 empresas expositoras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025