Embrapa Uva e Vinho comemora 30 anos da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado

12.12.2011 | 21:59 (UTC -3)
Giovani Capra

“Vacaria é conhecida mundialmente pela produção de maçãs, e isto, com certeza, em muito se deve à Embrapa”. A declaração, do prefeito municipal de Vacaria, Elói Poltronieri, ilustra o ‘espírito’ com que se deu, no entardecer de quinta-feira passada, dia 8, a solenidade em comemoração aos 30 anos da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT) da Embrapa Uva e Vinho, realizada na mesma, em Vacaria. Cerca de 80 pessoas, entre empregados, autoridades locais, lideranças do setor da maçã, representantes de instituições parceiras e imprensa, participaram da atividade.

As boas-vindas aos convidados foram dadas pelo chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Lucas Garrido, que, em seu discurso, destacou a importância do apoio dado pelos produtores de maçã, pera e pequenas frutas à Estação. “Não é só a Embrapa que faz a diferença, mas, sim, todo o setor unido”, disse.

O supervisor da EFCT, pesquisador Gilmar Nachtigall, em seu pronunciamento, apresentou resumo da trajetória da Estação, ressaltando algumas das tecnologias por ela desenvolvidas. Dentre estas, mencionou o controle de podridão de raízes da macieira, com uso de produtos à base do fungo Trichoderma, nos anos 1990. Outro avanço por ele salientado foi a Produção Integrada de Maçã (PIM) – modalidade de produção que, em síntese, otimiza as técnicas de cultivo, passando, por exemplo, pela redução no uso de agrotóxicos e que, concomitantemente, proporciona ao consumidor um fruto de qualidade e de consumo seguro –, em meados da década passada.

Homenagens – A comemoração contou com a entrega de placas a dois empregados da Estação: o assistente Clóvis Vanin de Mello, com 28 anos de casa, e o pesquisador Adalécio Kovaleski, com 29 anos de EFCT. Também foram homenageados, com a comenda ‘Amigos da Embrapa Uva e Vinho’, por sua importância na história da Estação, o engenheiro agrônomo Genor Mussato, o ex-chefe do Centro Nacional de Pesquisas de Fruteiras de Clima Temperado, Edy de Araújo Fernandes, e o ex-prefeito de Vacaria Marcos Palombini (in memorian).

Também na solenidade, foi feito o lançamento do livro-relatório Inovações tecnológicas para o setor da maçã – Inovamaçã, com a entrega do primeiro exemplar, de parte do pesquisador Nachtigall, ao diretor-técnico da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Henrique Aliprandini. A publicação marca o fechamento do projeto Inovamaçã, conduzido entre abril de 2007 e outubro de 2010.

Por fim, Garrido, Nachtigall, o chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Renan Silva Alves, e o prefeito Elói Poltronieri descerraram a placa inaugural do Centro de Laboratórios da EFCT. O investimento no prédio, constituído de quatro laboratórios (de entomologia, fitopatologia, fitotecnia & nutrição e de gestão ambiental) e cinco salas de apoio, em uma área de 240 metros quadrados, foi de R$ 386 mil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro