Embrapa treina participantes da 6ª Jornada Científica

11.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Gado de Corte fechou com 64 inscrições a 6ª Jornada Científica a ser realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro na sede da instituição em Campo Grande, MS. Os estudantes inscritos vão apresentar em público seus trabalhos voltados para bovinocultura de corte e uma banca examinadora avaliará aspectos como: clareza de objetivos, adequação metodológica, apresentação, conclusões e considerações finais. E para que os estudantes estejam bem preparados no dia da exibição dos trabalhos, a organização do evento programou uma série de palestras e até um mini-curso com vistas a auxiliá-los em suas manifestações durante a Jornada Científica.

 

Duas palestras já foram realizadas, uma sobre os principais desafios na redação de textos científicos, ministrada pelo professor Arnildo Pott, professor da UFMS, e outra a respeito da importância da linguagem clara e objetiva, pela editora da Embrapa Ecila Carolina Nunes Zampieri.

 

O próximo treinamento acontece no dia 20 de outubro e terá duração de quatro horas. A comunicóloga que é especialista em comunicação verbal, jornalista Karina Maia, com 11 anos de experiência, vai treinar os alunos em técnicas de oratória e de discurso. Segundo a jornalista, um dos grandes problemas de quem se apresenta em público é o nervosismo que muitas vezes prejudica sua apresentação. “Vou ensinar como driblar e lidar com o nervosismo, que técnicas utilizar quando acontece o esquecimento – ou o famoso “branco”. Karina explica que para garantir uma boa exibição o orador deve se preparar para o evento começando com um bom planejamento de sua apresentação. Outra dica da especialista é o ambiente em que ele vai se apresentar. Ela aconselha uma visita antecipada no ambiente, bem como testar os equipamentos que serão utilizados. Karina também recomenda ao orador de nunca falar sobre o que não conhece. Essas e outras informações serão repassadas aos estudantes, bem como a realização de práticas com a turma.

 

Para a coordenadora da Jornada Científica, pesquisadora Vanessa Felipe de Souza, os treinamentos têm por objetivo auxiliar os participantes em suas apresentações na Jornada Científica, uma vez que aspectos da apresentação serão avaliados pela comissão julgadora.

 

Os prêmios de incentivo a serem concedidos pela Embrapa Gado de Corte são divididos por categorias, explica Vanessa. Serão premiados como “Destaque Científico da 6ª JCEGC” os trabalhos de Iniciação Científica (estagiários ou bolsistas) – premiação para 1º, 2º e 3º lugares; Aperfeiçoamento Técnico – premiação para 1º, 2º e 3º lugares; Mestrado – premiação para o 1º lugar; Doutorado – premiação para o 1º lugar e Pós-doutorado - premiação para o 1º lugar.

 

A 6ª Jornada abre oficialmente no dia 27 de outubro e encerra no dia 29 do mesmo mês, na sede da Embrapa Gado de Corte, à BR 262, km 4, em Campo Grande, MS. O tema central do evento é: “Ética na Pesquisa Científica”. A finalidade da Jornada é valorizar o trabalho dos estudantes e oportunizar treinamento para o exercício de suas futuras profissões, além de estimular o desenvolvimento e a criatividade científica. “O ambiente será aberto e propício ao diálogo, dinâmico e livre para a troca de idéias entre os participantes”- garante a coordenadora Vanessa.

 

A palestra de abertura da 6ª Jornada Científica está marcada para 8 horas do dia 27 próximo e o tema a ser desenvolvido será: “Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e animais não humanos” por Carlos Roberto Zanetti - doutor em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo/Institut Pasteur de Paris, professor de imunologia na Universidade Federal de Santa Catarina e Membro Titular do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

 

E para o encerramento, no dia 29 de outubro, às 14h45, está programada a apresentação do tema: “Ética em pesquisa: exemplos de pesquisas com genética humana”, pelo pesquisador do Centro de Pesquisas do Hospital Antônio Cândido de Camargo (HACC) e da Universidade de São Paulo, Emmanuel Dias-Neto, que tem curso de pós-doutorado pelo Instituto Ludwig de Pesquisas Sobre o Câncer.

 

Mais informações da 6ª Jornada podem ser conhecidas no endereço eletrônico: http://www.cnpgc.embrapa.br/eventos/2010/jornada6/index.htm

 

Eliana Cezar Silveira

Embrapa Gado de Corte

(67) 3368-2142

eliana@cnpgc.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025