Embrapa Soja participa do Programa Soja Plus

07.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Os organizadores do Programa Soja Plus estiveram reunidos, em fevereiro, em Londrina (PR), com a Chefia da Embrapa Soja e os líderes das equipes técnicas, para discutir detalhes da iniciativa. O Programa Soja Plus está focado na gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, organizado pela Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja) e o Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES).

 

A Embrapa Soja, juntamente com a Universidade Federal de Viçosa, Senar –MT e Instituto do Algodão Social (IAS) são apoiadores do Programa. “A Embrapa Soja apóia esta iniciativa, porque o Programa tem a missão de promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais e nos outros elos da cadeia, garantindo a melhoria contínua dos processos de produção, transformação e comercialização da soja brasileira”, diz o chefe geral da Embrapa Soja Alexandre Cattelan.

 

De acordo com Bernardo Pires, coordenador ambiental da Abiove, o Programa consiste em melhorar a gestão na propriedade rural, nos aspectos econômicos, sociais (melhoria da segurança e da qualidade de vida dos empregados) e ambientais - busca pela adoção de boas práticas agrícolas. “Não adianta o produtor ter uma boa gestão ambiental e social se não houver boa lucratividade e um bom retorno financeiro. Por isso, defendemos que todos esses aspectos caminhem juntos”, justifica Pires.

 

Na sua avaliação, o Programa prioriza a soja por ser a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda. E o Brasil é ainda o segundo maior produtor e exportador de soja do mundo, com 67 milhões de toneladas em 2010. “A soja representa 11% das exportações totais e responde por aproximadamente 1,5% do PIB”, calcula.

 

Na questão social, Pires afirma que a soja é cultivada por 250 mil produtores rurais em 17 estados, gerando 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos. “Existe uma forte relação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tanto que as 10 cidades com maior produção de soja têm IDH superiores às médias do Estado e do País”, afirma.

 

O coordenador ambiental da Abiove explica que o Programa objetiva diagnosticar os desafios e as oportunidades existentes e promover ações de apoio e fomento, como: produzir material técnico de apoio à implementação de boas práticas e serviços; oferecer ferramentas de gestão, formar agentes multiplicadores, entre outras ações. “Também é meta monitorar os indicadores de performance nas áreas técnicas, social e ambiental para verificar a eficácia das ações do Programa Soja Plus e sua incorporação de nas unidades de produção”, diz.

 

O assessor técnico da Aprosoja, João Carlos Viana, considera fundamental o papel da Aprosoja no Programa, já que o principal foco é a gestão da propriedade rural. Segundo ele, a Aprosoja tem a responsabilidade de facilitar e organizar o processo e fazer com que as ações do Soja Plus sejam concretizadas. “O maior desafio é conseguir desenvolver ações que realmente contribuam para a melhoria contínua das atividades nas propriedades”, diz. “Nossa função é identificar os gargalos que o produtor enfrenta e oferecer mecanismos para o produtor superar estas dificuldades”, conclui.

 

Lebna Landgraf

Embrapa Soja

(43) 3371-6067

imprensa@cnpso.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro