Aprovado zoneamento para cacau, mandioca, abacaxi, arroz de sequeiro e milho
O chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão, realizou nesta terça-feira (03/11), em Campina Grande/PB, a conferência de abertura “Pesquisa e Tecnologia para o Desenvolvimento Rural No Nordeste”, dentro da programação do IV Encontro Sober Regional Nordeste.
O evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Embrapa Algodão, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, e com patrocínio do Banco do Nordeste, e acontece entre os dias 3 e 5, na Rainha da Borborema.
A inscrição se inicia às 8 horas do dia 04, na sede da Embrapa, que fica na rua Oswaldo Cruz, 1143, Centenário. Às 08h30, no auditório central, acontece a mesa-redonda “Políticas de financiamento do Desenvolvimento Rural”, com os painelistas Roberto Germano (INSA), José Sydrião A. Júnior (ETENE/BNB), Humberto Oliveira (MDA). A coordenação ficará a cargo do professor da UFCG e ex-chefe geral da Embrapa Algodão, Robério Ferreira dos Santos.
Logo em seguida, às 10h30, no mesmo local, a segunda mesa-redonda vai tratar do tema “A centralidade dos atores sociais no desenvolvimento territorial”, com falas dos professores Marilda Aparecida de Menezes (UFCG), Cynthia Xavier de Carvalho (UNICAP) e Aldenor Gomes(UFRN). A coordenação da mesa ficará a cargo da professora Nerize Laurentino Ramos (UEPB).
A partir das 14h30, a programação do encontro retorna com uma sessão de palestras e debates, sobre o tema “Expansão da produção de Etanol no Brasil e seus impactos distributivos”, com falas do Presidente Nacional da SOBER, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho (ESALQ/USP). Está previsto ainda um representante da CEPAL. O moderador da sessão fica a cargo do pesquisador Odilon Reny Ribeiro (Embrapa Algodão). Em seguida ocorre a primeira sessão de apresentação de trabalhos inscritos nos Gts.
No dia 05, a partir das 08h30, ocorre o debate “Desenvolvimento Regional e Conflitos Ambientais”, com os professores Marcionila Fernandes (UEPB), Eder Jurandir Carneiro (UFSR), Luís Henrique da Cunha (UFCG), sob a coordenação de Cidoval M. Sousa (UEPB). Na seqüência, a partir das 10h30, acontece a mesa-redonda “Crise Econômica e Seus Impactos Sobre a Fruticultura de Exportação do São Francisco”, os especialistas Yony Sampaio (PIMES- UFPE), Tales W. Vital (PADR-UFPR), Luiz A. Fávero (PADR- UFRPE), sob a coordenação do professor Ivan T. Moreira (PPGE- UFPB).
No período da tarde ocorrerá a última sessão de apresentação de trabalhos inscritos nos GTs. de Agricultura familiar e ruralidade; Reforma Agrária e Políticas Públicas; Transferência e apropriação social de CT&I; Comercialização e mercado de produtos agropecuários; Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Gestão e Desenvolvimento Rural.
Dalmo Oliveira da Silva
Embrapa
(83) 3182. 4362 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura