Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia abre seleção para candidatos a chefe-geral

04.10.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Está aberto o processo para seleção de candidatos ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). As inscrições devem ser realizadas no período de 21 de outubro a 20 de novembro de 2013, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.embrapa.br/selecaochefe, onde também está a norma que rege o processo. Podem participar candidatos pertencentes ou não ao quadro de pessoal efetivo da Embrapa. As demais etapas do procedimento de seleção ocorrem em datas a serem comunicadas previamente aos candidatos.

Os interessados em concorrer devem preencher um formulário eletrônico no qual constam, entre outras informações, três referências profissionais (a serem consultadas pelo Comitê de Avaliação e Seleção – CAS). Além desse formulário preenchido, no ato da inscrição o candidato a Chefe-Geral deverá encaminhar uma proposta de trabalho para mandato de três anos, renovável pelo mesmo período, além de memorial, currículo e descrição de sua experiência gerencial, dentre outros documentos. Outra etapa do processo prevê apresentação de memorial e defesa pública da proposta de trabalho e arguição por parte dos membros do CAS e pelos empregados aos candidatos.

Ao final da avaliação, na qual será apreciada a documentação apresentada pelo candidato e julgada sua capacidade e potencial gerencial, o Comitê indicará à Diretoria-Executiva da Embrapa até três candidatos pré-selecionados.

A seleção está sendo realizada em cumprimento ao disposto na Resolução Normativa nº 7, de 23 de abril de 2010, e em conformidade com a Resolução Normativa nº 36, de 25 de setembro de 2013, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 02/10/2013.

Perfil da Unidade

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma unidade de pesquisa temática que, ao longo de seus quase 39 anos de existência, tem se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica, como suporte ao desenvolvimento dos setores agroalimentar e agroindustrial do país.

A Unidade tem mantido um papel de destaque em prol da agropecuária brasileira, especialmente por aliar conhecimento tradicional e pesquisas de ponta em áreas como genômica, proteômica e engenharia genética, entre outras.

Uma das bases da inovação tecnológica está no conhecimento da variabilidade genética contida na bioviversidade. E, por isso, grande parte do destaque que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem tido no cenário científico e tecnológico brasileiro se deve ao fato de integrar no mesmo espaço pesquisas e especialistas das áreas de recursos genéticos e biotecnologia. Essa característica singular permite utilizar o conhecimento genético dos usos tradicionais da diversidade para agregar valor aos produtos do agronegócio nacional.

Missão e estratégias de ação

Para atender à sua missão de “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira”, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolve suas ações de pesquisa e desenvolvimento com base nas seguintes estratégias:

- Conservar, enriquecer e estimular o uso dos recursos genéticos

- Desvendar características e agregar valor aos recursos genéticos

- Desenvolver tecnologias com foco em recursos genéticos

- Promover o intercâmbio seguro de germoplasma e gerar tecnologias com foco em fitossanidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025