Embrapa realiza Simpósio de Agricultura e Expodinâmica na Expoagro

15.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Agropecuária Oeste marca presença na 45ª Expoagro com a realização do 8º Simpósio de Agricultura – Clima, Tecnologia, Cultivos e Mercado, e também da 10ª Expodinâmica.

O seminário será realizado nesta segunda-feira (18/05), a partir das 8 horas, no auditório do Parque de Exposições João Humberto A. de Carvalho, em parceria com o Sindicato Rural de Dourados.

A primeira palestra do simpósio começa às 8h30. O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Eduardo Delgado Assab, falará sobre "Mudanças climáticas globais e seus impactos sobre a agricultura". Às 9h30, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto, ministra palestra na qual faz uma "Retrospectiva do clima e dos sistemas de produção da região", incluindo as séries históricas do clima regional. Em seguida, às 10h30, o pesquisador Julio Cesar Salton, fala sobre "Tecnologias disponíveis face às mudanças climáticas".

No período da tarde, às 13 horas, o pesquisador Cesar José da Silva, fala sobre "Espécies perenes – pinhão manso e macaúba – durante a palestra "Alternativas de cultivos: culturas bioenergéticas", que também contará com a participação do engenheiro agrônomo da Fundação MS, Carlos Pitol, que vai falar sobre "Espécies anuais – crambe, nabo e cártamo". O seminário será encerrado com a palestra "Perspectivas de mercados de soja e milho" do analista do mercado de soja e economista da Empresa Safras e Mercados, Flávio de França Junior. A co-realização de todo o evento é da Bunge Alimentos, do Grupo de Plantio na Palha de Dourados e Senar-MS. O apoio é do Sebrae.

Expodinâmica

Já a 10ª Expodinâmica, será realizada nos dias 19 e 20. A Embrapa Agropecuária Oeste apresenta unidades demonstrativas com cultivares de milho e trigo, coleção de pastagens e consórcio de milho com braquiária. No dia 19, às 8 horas, será feita a apresentação de aplicação aérea de defensivos e, a partir das 8h15, visitação nas vitrines tecnológicas das parcelas demonstrativas de culturas.

Para o dia 20, a partir das 8h30, está programada a apresentação da dinâmica de máquinas no campo e a visitação às vitrines. A realização da Expodinâmica é em parceria com o Sindicato Rural de Dourados. A co-realização é do Grupo de Plantio na Palha de Dourados, Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF) e Senar-MS. Apoio: Sebrae, UEMS, UFGD, Unigran e Anhanguera. As empresas participantes são: Agriconseeds, Syngenta, Geneze, Pioneer, Monsanto, Biomatrix, Coodetec, Dow, Agromen, Basf, Riber e Bayer.

Kadijah Suleiman,

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

(67) 3416-9742 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro