Embrapa realiza seminário sobre sistemas integrados de produção

05.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Acontece nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), a Unidade Embrapa, o seminário “Sistemas integrados de produção”. O tema abre espaço para discutir vertentes como integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais.

 

O foco maior recairá no sistema agroflorestal (SAF), que une as culturas agrícolas às florestais, permitindo ao produtor obter rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto enquanto aguarda a maturação das espécies de ciclo mais longo.

 

Segundo o pesquisador Zilton Cordeiro, gestor do Núcleo Tecnológico de Sistemas de Produção e Agregação de Valor (Sisagre) da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o seminário é um desdobramento de discussões realizadas desde maio do ano passado. “Por ser um centro gerador de tecnologias e variedades de mandioca e fruteiras tropicais, nossa Unidade conhecia muito pouco os sistemas integrados de produção (SIPs). Com este seminário, pretendemos internalizar as informações sobre o assunto e, ao final, fechar a estrutura básica de um projeto de pesquisa que inclua fruteiras e mandioca”, explica.

 

Mudanças climáticas

O projeto de pesquisa a ser delineado vai atender ao programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), criado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujo objetivo é buscar alternativas de baixa emissão de carbono. Nesse sentido, é importante assegurar a adoção de práticas sustentáveis e de tecnologias que recuperem a capacidade produtiva dos solos, aumentem a produtividade e reduzam a emissão de gases de efeito estufa (GEE). O desenvolvimento e a adoção de SIPs é uma das metas estabelecidas pelo programa.

 

Na última Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, realizada na Dinamarca em 2009, o Brasil assumiu o compromisso voluntário de reduzir as emissões de GEE em 36,1% a 38,9%, até 2020.

 

Programação

As palestras vão abordar desde conceitos, definições e modelos aplicados ao SIP até informações sobre a agricultura com baixa emissão de carbono, com relatos de experiências com SAFs no Sul da Bahia e na região Norte do país.

 

Os palestrantes são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano), Instituto Cabruca, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI), Embrapa Florestas (Colombo – PR) e Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus – AM), que apoiam o evento ao lado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

 

Mais informações pelo telefone (75) 3312-8048.

 

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura

(75) 3312-8076

leacunha@cnpmf.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025