Embrapa realiza dias de campo sobre poda em sistemas agroflorestais

Os eventos são coordenados por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente

08.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

Algumas técnicas de podas de árvores em sistemas agroflorestais (SAFs) serão apresentadas em dias de campo, no dia 8 de setembro, em lotes do Assentamento Sepé Tiaraju, em Serra Azul, SP.

Esta atividade de capacitação teórico-prática faz parte do Projeto PDRS-Microbacias II desenvolvido pelas organizações dos agricultores do Assentamento, com financiamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA-SP) e apoio técnico da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e parceiros. Por meio deste projeto, desde fevereiro de 2015 vêm sendo implantados SAFs agroecológicos em 35 lotes de agricultores familiares assentados, perfazendo um total de 25 hectares.

Conforme os organizadores, para a condução e manejo eficiente dos sistemas agroflorestais são necessárias tanto as podas para condução do crescimento das árvores, como aquelas voltadas à ciclagem de matéria orgânica e à regulagem da entrada de luz adequada para os estratos mais baixos do sistema.

Considerando a grande diversidade de espécies arbóreas presentes nos SAFs implantados, que incluem espécies florestais nativas, exóticas e frutíferas, a capacitação nas técnicas para o manejo e poda de cada espécie constitui uma importante etapa no processo de construção participativa do conhecimento agroflorestal e agroecológico a nível local, atendendo a uma importante demanda de agricultores e técnicos que trabalham com agrofloresta.

Os eventos são coordenados pelos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Luiz Octavio Ramos Filho, Joel de Queiroga e Waldemore Moriconi, e pelo Eng. Agrônomo Rodrigo Junqueira Barbosa de Campos, da ONG Mutirão Agroflorestal. Além destas instituições, os dias de campo contam com a parceria da Cooperecos, Cooperagrosepé, Associação Fraterra, SMA-SP, Fazenda São Luiz e Unesp-Jaboticabal.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024