Geoprocessamento trabalha estudos de mudanças climáticas e distribuição espacial e temporal de doenças e pragas de plantas
A Embrapa Agropecuária Oeste está participando de várias atividades alusivas às comemorações da Semana do Meio Ambiente. Dentre elas, se destacam a realização de mini-curso, participação em mesa redonda e solenidade de abertura de eventos, além da recepção de cerca de 350 estudantes do ensino fundamental.
A Unidade está apoiando as atividades coordenadas pelo Instituto do Meio Ambiente (Imam), da Prefeitura Municipal de Dourados, durante a XIII Semana do Meio Ambiente e a XVI Eco Dourados, que acontece de 5 a 7 de junho. Os eventos pretendem proporcionar uma reflexão sobre educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, integrando diversas áreas do conhecimento relacionadas ao tema.
A Embrapa Agropecuária Oeste participa na quarta-feira (05), às 19h40min, na Unigran, da mesa redonda intitulada “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental", com presença dos pesquisadores Milton Parron Padovan e Ivo de Sá Motta. Na quinta-feira (06), das 13h às 16h30min, acontece no auditório da Embrapa, o mini-curso intitulado "A transformação de resíduos orgânicos de origem animal e vegetal por meio da compostagem e vermicompostagem em adubos orgânicos e substratos para produção de mudas", ministrado pelo pesquisador Ivo de Sá Motta. As inscrições gratuitas para participar do evento precisam ser feitas com antecedência, na quarta-feira (05), das 8h às 18h, no Centro de Eventos da Unigran.
A Unidade também está participando do I Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul (ISPGMS2013), que acontece de 5 a 7 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dourados. O tema do evento é “Gestão na Pós Colheita de Grãos”. A solenidade de abertura do evento será realizada às 14h, com pronunciamento de autoridades e presença de especialistas da área. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos), com realização da Cooperativa Agroindústria Lar, e co-promoção de diversas instituições, inclusive a Embrapa.
Ação Educativa - Durante a Semana do Meio Ambiente, além dessas atividades, a Embrapa Agropecuária Oeste, recebe cerca de 350 alunos, das escolas Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo, Escola Presbiteriana Erasmo Braga, Escola Franciscana Imaculada Conceição, Escola Estadual Vilmar Viera de Matos e Escola Municipal Tengatui Marangatu. A visita dos estudantes faz parte da Ação Educativa Embrapa 40 + 20, que tem como objetivo comemorar os 40 anos da instituição junto ao público estudantil, infanto-juvenil e divulgar o site “Contando Ciência na Web” (
), que está completando dois anos. Os alunos são estudantes matriculados no 6º ano das escolas participantes da Ação Educativa e estão conhecendo detalhes da Tecnologia Sustentável de Plantio Direto, pesquisada pela Unidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura