IHARA conquista bons resultados na “Maiores e Melhores empresas do Brasil” da revista Exame
A Embrapa Tabuleiros Costeiros promove na sua sede, de 10 a 12 de agosto, o 6º Curso de Cultura de Tecidos de Plantas. O evento acontece após o 2º Ciclo de palestras sobre Cultivo in Vitro de Plantas, dia 9.
Com 24 horas de duração, o curso, que tem como co-realizadora a Embrapa Mandioca e Fruticultura, pretende capacitar profissionais, empresários, laboratoristas, técnicos e estudantes na aplicação de técnicas de cultura de células, tecidos e órgãos vegetais de plantas para a multiplicação in vitro de frutíferas, oleaginosas, plantas ornamentais e cana-de-açúcar. O Curso pretende enfocar também a conservação in vitro de recursos genéticos, resgate de embriões e a transformação genética.
Os eventos estão sendo coordenados pelos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ana da Silva Lédo e Carlos Roberto Martins além de Aparecida Gomes de Araujo, da Emdagro e Kelly Cristina dos Santos Teixeira, do Sergipe Parque Tecnológico.
Os interessados em ambos eventos devem acessar o site do Curso e Ciclo de Palestras e seguir as instruções para a inscrição e pagamento da tarifa. As vagas são limitadas a 30 participantes para o curso de cultura de tecidos, já para o ciclo são 80 vagas.
A cultura de tecidos vegetais é um ramo da biotecnologia com muitas técnicas aplicadas na agricultura. Dentre elas, a mais utilizada é a multiplicação in vitro, onde a partir de um pedaço do tecido ou órgão de uma planta é possível gerar uma nova planta, em um tubo de ensaio ou recipiente de vidro esterilizado contendo vitaminas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. As mudas são vigorosas, produtivas e livres de pragas e doenças. A técnica permite multiplicar, ou seja, produzir em laboratório, milhares de mudas.
A tecnologia está sendo aplicada em larga escala através da Biofábrica de Mudas de Sergipe, onde são produzidas 500 mil mudas de bananeira e abacaxizeiro por ano. Elas saem da biofábrica certificadas e isentas de pragas e doenças com grande potencial de render frutos bonitos e saudáveis, maximizando assim a produção no campo de forma sustentável.
A cultura de tecidos de plantas, além de ser considerada uma excelente ferramenta para clonar plantas em escala comercial, colabora na realização de estudos de transformação genética e conservação de espécies vegetais, entre outras aplicações.
Além disso, é possível aperfeiçoar a interação entre fatores abióticos (nutricionais, luminosos, temperatura etc.) e bióticos (hormonais e genéticos), resultando em plantas sadias, vigorosas e geneticamente superiores, que podem ser multiplicadas massivamente.
I Ciclo de palestras sobre Cultivo in Vitro de Plantas
Período: 09 de agosto - 8:00 às 17:30
Local: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Av. Beira Mar, 3250, Aracaju - SE
Inscrição e mais informações
VI Curso sobre Cultura de Tecidos de Plantas
Período: 10 a 12 agosto – 8:00 às 18:30
Local: Auditório da ATC
Av. Beira Mar, 3250, Aracaju – SE
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura