Embrapa promove capacitação para avaliação de animais resistentes ao carrapato

06.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nesta quarta-feira (07/10), a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) promove um curso de capacitação técnica para avaliação fenotípica de animais resistentes ao carrapato.

A atividade faz parte de um dos planos de ação do projeto "Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino (Rhipicephalus microplus) nas raças Hereford e Braford", e será realizada em parceria com a associação de pecuaristas Conexão Delta G e com a Gensys. A coordenação é dos pesquisadores Claudia Gulias Gomes e Fernando Cardoso. O objetivo é capacitar cerca de 30 produtores e técnicos que participarão do projeto na seleção fenotípica, a partir da metodologia de contagem de carrapatos, para qualificar a coleta de dados.

A programação conta com as palestras “Biologia e Identificação dos estágios evolutivos do Rhipicephalus (Boophilus) microplus”, “Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino”, “Controle químico do Rhipicephalus (Boophilus) microplus e o manejo da resistência” e “Avaliação fenotípica: padronização do monitoramento da infestação natural / Formação do cadastro dos pecuaristas participantes do projeto”, além da demonstração do método de contagem de carrapatos e treinamento supervisionado.

Após o treinamento, os participantes farão a coleta dos dados de avaliações fenotípicas em suas propriedades durante o sobreano. As informações coletadas serão usadas na seleção de genes ligados à resistência ao carrapato.

Parceria

Apesar de sua grande importância econômica, a resistência à infestação por carrapatos é de difícil medição, e o acompanhamento na fazenda depende da exposição do animal às infestações, que devem ser monitoradas constantemente. A seleção genômica para a característica resistência ao carrapato bovino poderá permitir a identificação mais precisa desses animais, eliminando a necessidade de exposição ao parasitismo e possibilitando sua classificação quando ainda jovens para uso em programas de melhoramento.

A Embrapa Pecuária Sul, a Conexão Delta G e a Gensys estão unindo esforços, por meio de uma parceria interinstitucional, para avançar no conhecimento científico dos mecanismos genéticos da resistência ao carrapato. O objetivo final é o desenvolvimento de métodos e ferramentas para acelerar a resposta à seleção genética nos rebanhos.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul

(53) 3240.4650 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025