Tecnologias adaptadas mudam a vida de pequenos produtores do DF
Está aberto até o próximo dia 12 de maio o Processo de Oferta Pública para seleção de interessados na produção e comercialização de sementes da cultivar de melão BRS Araguaia.
A BRS Araguaia é uma cultivar híbrida de melão do grupo comercial amarelo desenvolvido em parceria pela Embrapa e Emater-GO.
É um produto de grande aceitação pelo consumidor, por seus frutos serem doces e saborosos.
Vantagens
BRS Araguaia apresenta elevado potencial produtivo, com frutos concentrados nas classes 6 e 7 (número de frutos por caixa de 13 kg), que podem atender aos mercados interno e externo. Esse híbrido apresenta resistência à raça 2 do oídio (Podosphaera xanthii), uma das principais doenças da cultura.
A cultivar apresenta crescimento vigoroso e excelente cobertura foliar. As flores, quanto ao tipo sexual, são andromonóicas (flores masculinas e hermafroditas separadas na mesma planta).
Os frutos são de formato elíptico curto e a tonalidade da cor da casca é amarela intensa quando maduros. A rugosidade da casca é média. A polpa é de coloração branca esverdeada, grossa e firme.
O ciclo de maturação é em torno de 70 dias nas regiões Nordeste e Centro-Oeste em locais e/ou períodos do ano em que a média das temperaturas mínimas é superior a 25°C. Nestas condições, o BRS Araguaia produz até 40 t/ha de frutos comerciais com teor de sólidos solúveis totais em torno de 12° brix, o que confere seu sabor doce e suave.
BRS Araguaia é indicado para o cultivo nas principais regiões produtoras de melão do Brasil, ou seja, em locais em que a média das temperaturas mínimas se encontra acima de 25°C.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura