Embrapa Pecuária Sul presente no Congrega Urcamp 2009

11.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

De 11 a 13 de novembro, a Embrapa Pecuária Sul vai marcar presença no Congrega Urcamp 2009, evento de divulgação de pesquisa e extensão promovido pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

O centro contará com um estande no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, em Bagé, e participará da coordenação de dois simpósios temáticos da 7ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, que integra a programação do evento.

O estande vai destacar o projeto “Embrapa na tua Escola”, que tem como objetivo levar as pesquisas da unidade de pesquisa, por meio dos próprios pesquisadores, aos estabelecimentos de ensino, trabalhando os conteúdos dentro das disciplinas normalmente ministradas. Neste ano, estão sendo visitadas escolas municipais e estaduais em Bagé, Caçapava do Sul, Ijuí, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista. A iniciativa integra o Programa Embrapa & Escola, que em nível nacional busca fortalecer e promover a imagem institucional da Embrapa, contribuir para a construção do conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio e despertar vocações para ciência.

A 7ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa vai apresentar trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no âmbito acadêmico e em instituições de pesquisa, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A jornada será organizada em oito simpósios temáticos para discussão e reflexão de diferentes temas, apresentados sob a forma de pesquisas científicas que investigam sobre as possibilidades e alternativas para a formação de redes de responsabilidade socioambiental. A ideia é buscar o diálogo permanente entre áreas do conhecimento que permitam refletir os processos regionais por meio da análise econômica, política, social e cultural.

As apresentações são divididas em sete grandes áreas, de acordo com os cursos Lato sensu ofertados pela Urcamp. Cada estudante de pós-graduação participante tem, dentro de cada simpósio temático, de 20 a 30 minutos para fazer uma apresentação oral de seu trabalho. No final do evento, os coordenadores de cada simpósio montam uma mesa redonda para discutir o tema proposto.

Nesta quarta-feira (11), às 16h30, os pesquisadores Daniel Montardo e Gustavo Martins participam da coordenação do simpósio temático “Cadeia de Produção de Sementes Forrageiras”, que tem como objetivo promover uma discussão multidisciplinar, buscando definir linhas de atuação e organizar ações que possam contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva de sementes forrageiras de clima temperado. O simpósio reúne a apresentação de sete trabalhos e será promovido no auditório do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec) e também tem a coordenação dos professores da Urcamp Melissa Batista Maia, Fernando Menezes e Ana Carolina Silveira.

Já o analista Jorge Sant’Anna coordenará, juntamente com Enio Nocchi, Marilene Silveira e Jhansy Colares, professores da Urcamp, o simpósio “Gestão, globalização e estratégias competitivas de mercado”, que será promovido na quinta-feira (12), a partir das 18h, no auditório do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. A temática contempla discussões como a do posicionamento das organizações brasileiras diante dos novos cenários proporcionados pelo processo de globalização dos negócios e da busca por maior competitividade. Estão inscritos oito trabalhos.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul - Bagé/RS

(53)3240.4650 Ramal:689 ou 660

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025