Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na 33ª Expointer

27.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Pecuária Sul leva à Expointer 2010, realizada de 28 de agosto a 5 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os mais recentes trabalhos desenvolvidos pela sua equipe de pesquisadores. A unidade de pesquisa da Embrapa vai promover o lançamento da plataforma portátil de pesagem de animais, desenvolvida em parceria com a Metalúrgica Brião, de Cachoeira do Sul (RS); do livro dinâmico “¨Re¨-conhecimento dos Campos Sul-Brasileiros”; da cartilha “Campo Limpo - Controle de plantas indesejáveis em pastagens” e, em parceria com a Federação dos Clubes de Integração e Trocas de Experiência (Federacite), do livro: “Boas Práticas Agropecuária - Um Novo Olhar sobre a Competitividade da Pecuária Gaúcha”.

Também serão assinados convênios para a viabilização de pesquisas e disponibilização de cultivares forrageiras para os campos sul-brasileiros (convênio Embrapa-UFGRS-Sulpasto) e para pesquisa na seleção de animais resistentes à ação do carrapato (transmissor da Tristeza Parasitária Bovina) por meio de marcadores moleculares (convênio Embrapa-Conexão Delta G-Gensys).

A programação da Embrapa Pecuária Sul conta ainda com uma oficina de preparo de carnes ovinas e o painel sensorial de carnes da região do Alto Camaquã (RS), coordenados pelo pesquisador Sérgio Gonzaga na Casa da Tecnologia/MAPA. Já o pesquisador Carlos Hoff de Souza apresenta na casa da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) palestra sobre marcador genético para prolificidade na raça Ile de France e participa de julgamento da raça ovina Crioula.

O estande da Unidade será ornamentado com produtos do território do Alto Camaquã. São móveis, artigos em lã e madeira, além de potenciais produtos alimentícios apresentados com a marca coletiva “Alto Camaquã”. Painéis mostrarão a beleza das paisagens, a gastronomia, a cultura e o artesanato da região, formada por seis municípios da Serra do Sudeste gaúcho – Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista.

Dia 30 de agosto

9h – Participação do pesquisador Carlos Hoff de Souza no julgamento de ovinos da raça Crioula (Pista 11).

Dia 31 de agosto

(Horário a definir) – O pesquisador Sérgio Gonzaga coordena, na Casa da Tecnologia/MAPA, uma oficina de preparo de carne ovina e o painel sensorial de carnes da região do Alto Camaquã (RS).

Dia 2 de setembro

10h – Palestra do pesquisador Carlos Hoff de Souza na sala de reuniões da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), sobre o tema: “Marcador genético para prolificidade na raça Ile de France”.

10h30 – Lançamento do XVIII Livro da Federacite: “Boas Práticas Agropecuária - Um Novo Olhar sobre a Competitividade da Pecuária Gaúcha”, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e apresentação das entidades autoras: Embrapa, Emater/RS, Sebrae/RS, Senar/RS e Aproccima no auditório Getúlio Marcantônio (casa da Federacite).

17h30 – Lançamentos na Casa da Tecnologia/MAPA: Plataforma portátil para pesagem de bovinos; livro dinâmico ““Re”-conhecimento dos Campos Sul-Brasileiros” e cartilha “Campo Limpo - Controle de plantas indesejáveis em pastagens”.

17h30 – Assinatura, na Casa da Tecnologia/MAPA, do Convênio Embrapa-UFRGS-Sulpasto para viabilização de investimento em pesquisas e para a disponibilização de cultivares de 11 espécies forrageiras para pastagens dos campos sul-brasileiros e do Convênio Embrapa Pecuária Sul-Conexão Delta G-Gensys para viabilização da pesquisa na seleção de animais resistentes à ação do carrapato (transmissor da Tristeza Parasitária Bovina) por meio de marcadores moleculares.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul

(53) 3240.4660

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025