Embrapa participa de Congresso de Fruticultura em Natal

15.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pesquisadores de cerca de dez centros de pesquisa da Embrapa proferem conferências, ministram minicursos e apresentam seus mais recentes lançamentos durante o XXI Congresso Nacional de Fruticultura que tem início neste domingo (17), às 19h.

 

O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura será realizado no Centro de Convenções de Natal (Natal/RN), segue até o 22 de outubro. Além de apresentar mudas e frutos de cultivares, o estande institucional da Empresa no evento vai promover degustação de produtos.

 

No espaço reservado à Empresa, coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), os participantes do evento poderão obter informações técnicas e sobre aquisição de mudas dos principais produtos da Embrapa. A Unidade preparou um catálogo de produtos e serviços relacionados à fruticultura. A publicação traz, por exemplo, dados sobre a primeira cultivar de pessegueiro a receber certificado de proteção no Brasil. A BRS Kampai, que chegou ao mercado de frutas em 2009, apresenta como diferenciais a baixa exigência de frio além de sabor doce com leve acidez, tendo sido testada em rede nacional de validação.

 

Outras cultivares de pêssego bem como de uva, amora, guaraná e banana serão apresentadas ao público do evento, inclusive em degustações de frutos, geleias, sucos e biscoitos. Informações sobre cultivares de citros e mudas de oliveiras de domínio público e tecnologias desenvolvidas para o segmento pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos - SP) - como as sondas de pressão, hidroconservação - também poderão ser conhecidas no estande da Empresa.

 

Conferências – A fruticultura na Embrapa é o tema de uma das cinco conferências que contarão com a participação de pesquisadores da Empresa. Além do assunto que será tratado pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Domingo Haroldo Reinhardt, estarão em foco na programação de conferências: os desafios e oportunidades da citricultura e a utilização de semioquímicos na fruticultura.

 

Durante as conferências e mesas-redondas promovidas pelo Congresso estarão ainda em debate a instrumentação agrícola e a funcionalidade das frutíferas na saúde, o solo como instrumento de sustentação da fruticultura e novas técnicas da agroinformática na fruticultura.

 

Minicursos - A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS) Maria do Carmo Bassols Raseira, que trabalhou no melhoramento genético que resultou na Kampai estará no Congresso. Raseira terá participação no minicurso Cultivo de pequenos frutos vermelhos, com 12 horas de carga horária e 40 vagas.

 

Ao lado de pesquisadores de outras instituições, especialistas da Embrapa vão ministrar seis dos nove minicursos previstos na programação. A pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina – PE), Patrícia Leão, está entre os professores do curso de Técnicas de produção de uvas e influência na qualidade do vinho, para o qual serão disponibilizadas 60 vagas.

 

A programação completa do XXI Congresso de Fruticultura está disponível no site: http://fruticulturanatal2010.com.br/index

 

Valéria Costa

Embrapa Transferência de Tecnologia

(61) 3448.4510

valeria.costa@embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025