Afeganistão busca aprendizado para diversificar agricultura
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) participa nos dias 9 e 10 deste mês, em Cuiabá/MT, de dois seminários da Operação Arco Verde, articulada pela Casa Civil da Presidência da República, com a participação de 13 ministérios, entre eles o do Meio Ambiente (MMA). A Unidade é responsável pela coordenação das atividades de Transferência de Tecnologia nos 19 municípios pertencentes à Arco Verde em Mato Grosso.
A participação da Embrapa na operação está ligada às ações estruturantes que envolvem a oferta de tecnologias sustentáveis, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As primeiras ações da Operação Arco Verde começam a ser colocadas em prática nos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira), sendo o Pará o primeiro a receber a visita dos integrantes da operação. No estado, 13 municípios fazem parte da lista dos maiores desmatadores da floresta amazônica. Nos dias 11 e 12, a equipe irá a Porto Velho (RO); e no dia 13, Manaus (AM).
As primeiras ações estarão focadas nos 36 municípios da Amazônia, relacionados entre os maiores desmatadores, responsáveis por 50% de toda a destruição da floresta amazônica. O objetivo da Operação Arco Verde nestes municípios é oferecer alternativas sustentáveis aos gestores municipais para que consigam fazer a transição das atividades predatórias para a legalidade e sustentabilidade e deixar de fazer parte da lista.
Os primeiros passos da Operação Arco Verde coincidem com a demanda apresentada pelos prefeitos da região amazônica, em recente reunião em Brasília, que demonstraram ao ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, uma ansiedade em estabelecer parceria com o governo federal para que suas economias deixem de ter por base as atividades ilegais.
Kadijah Suleiman,
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS), com informações do MMA
(67) 3416-9742 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura