Brahman terá 350 animais na Expo Araçatuba
A Embrapa vai participar da programação da 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que será realizada de 12 a 17 de julho, em Manaus/AM.
Serão expostos resultados de pesquisa e serviços direcionados para o setor primário, cujas atividades têm um forte comprometimento com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A Instituição vai estar presente em palestras, mesas-redonda, estande, apresentação de posteres e lançamentos de livros.
No estande da Embrapa serão expostos materiais de divulgação de quatro Unidades de pesquisa: Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), Informática Agropecuária (Campinas-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Rondônia (Porto Velho-RR). Os materiais a serem mostrados variam desde cascas, sementes, óleos e mudas de plantas, até os mais modernos processamentos para reprodução em cultura de tecidos e equipamentos diversos. Haverá
também degustação de banana, balas e suco de cupuaçu, café expresso e queijo de búfala. Serão apresentados vídeos e distribuídos folders e publicações técnicas diversas.
Durante a programação da SBPC, a Embrapa vai participar do lançamento de dois livros: "As Terras-Pretas de Índio da Amazônia: sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas", de autoria do pesquisador Wenceslau Teixeira, um dos maiores especialistas em ciência do solo; e "Domesticação e Melhoramento: espécies amazônicas", escrito por renomados cientistas brasileiros com vasta experiência na Amazônia.
O livro "As Terras-Pretas de Índio da Amazônia: sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas", contém as mais recentes descobertas sobre esse fenômeno, tão comum nas margens dos rios da Amazônia, que é amplamente discutido por pesquisadores em todo o mundo, na busca de maiores informações sobre os fatores e os processos de sua formação. Por ser um solo altamente fértil - possui grande concentração de fósforo, cálcio e outros nutrientes - , a Embrapa busca replicar a sua composição em outras áreas.
Composta por 22 capítulos, a obra "Domesticação e melhoramento: espécies amazônicas" se propõe a mostrar os segredos da domesticação das espécies amazônicas, tais como: castanheira, cupuaçuzeiro, guaranazeiro, caiauezeiro (dendê amazônico), seringueira, tucumãzeiro, pupunheira, espécies medicinais, hortaliças dentre outras. O conhecimento destas espécies e de como utilizá-las em benefício do homem sem agredir a natureza é um dos grandes desafios que a ciência vem desvendando.
Editado por Aluízio Borém, Maria Tereza Gomes Lopes e Charles Clement, o livro foi financiado pelo projeto CTIAFAM, com a participação da Finep, Fapeam, Embrapa Amazônia Ocidental, Inpa, Ufam e UEA.
FÓRUNS DE DISCUSSÕES - Os pesquisadores da Embrapa estarão presentes em várias mesas-redondas e fóruns de discussões que acontecerão em Auditórios e salas de aula do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Dia 16/07 - no horário das 15h30 às 18h, o pesquisador Dr. Alfredo Homma, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), falará sobre ``Amazônia: Meio Ambiente, Tecnologia Agrícola e Segurança``. A palestra será realizada no
auditório Rio Jatapu, da Faculdade de Educação.
Dia 17/07 - no horário das 15h30 às 18h, a diretora da Embrapa, pesquisadora Dra. Tatiana Deane de Abreu Sá, participará da mesa-redonda ``Impacto da Variabilidade Natural do Clima: Recursos Hídricos, Agricultura, Saúde, Mobilidade Social. O evento ocorrerá na sala 15 da Faculdade de Direito.
Dia 17/07 - das 8h às 19h, os pesquisadores Drs. Etelvino Henrique Novotny (Embrapa Solos) e Wenceslau Teixeira coordenarão visita monitorada aos sítios arqueológicos e uso de terra-preta na Costa do Açutuba, município de Iranduba (AM).
EXPOSIÇÃO - No estante da Embrapa haverá demonstração de alguns produtos resultantes da pequisa, tais como:
Banana BRS Conquista - que foi desenvolvida pela Embrapa AmazôniaOcidental. É a primeira cultivar de bananeira a receber o certificado de proteção no Brasil sob o n.º 01096. Apresenta casca fina de coloraçãoamarelo-clara, polpa de coloração creme, bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, com agradável aroma. Peso médio de 90g e alta resistência ao despencamento. Essa variedade apresenta resistência à sigatoka-negra (principal doençada bananeira), sigatoka-amarela e ao mal do Panamá, além de baixa incidência de brocas e nematóides. Sua produtividade em áreas de validação em nível nacional atingiu 48 toneladas por hectare no segundo ano de produção, em densidade com 1.666 plantas por hectare, no espaçamento de 3,0m x 2,0m.
Sementes germinadas de dendê - Serão mostradas a vantagens da cultivar de dendezeiro Tenera, como resistência a doenças como a fusariose, crescimento lento, em média 45cm/ano, possibilitando no mínimo 25 anos de vida econômica, maior facilidade de colheita, alto potencial de produção de óleo, início da produção comercial no fim do terceiro ano após o plantio.
Floresta energética - Em decorrência do crescente consumo de lenha oriunda de floresta nativa, a Embrapa Amazônia Ocidental desenvolve pesquisas com espécies nativas e/ou exóticas com potencial para produzir lenha e derivados, além do uso de técnicas de manejo para a implantação de sistemas de produção destas espécies em plantios ordenados. O uso dessa tecnologia reduzirá o impacto do desmatamento sobre as florestas nativas, proporcionará a utilização mais eficiente das áreas alteradas pelo uso agropecuário e possibilitará a conversão de áreas abandonadas pela
agricultura e/ou pecuária em sistemas florestais.
Análises de solos e plantas - identificação das limitações químicas e físicas do solo e as necessidades nutricionais das plantas são fundamentais para que o produtor rural obtenha êxito em suas atividades. Com o resultado das análises em mãos, o produtor, seguindo orientações técnicas, saberá se é necessário corrigir e/ou adubar o solo para instalar a cultural com a qual quer trabalhar.
O Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Ocidental realiza mais de 30 tipos de análises e atende a pesquisadores, estudantes, empresas privadas, órgãos da extensão, produtores e sociedade em geral. Possui o Selo de Qualidade do Programa de Análise de Tecidos Foliares (SBCS) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Selo de Qualidade de Laboratórios de Fertilizantes coordenado pela Embrapa Solos.
Manejo da broca-do-fruto: Conotrachelus sp (Coleóptera: Curculionidae) - A broca-do-fruto é a mais importante praga do cupuaçuzeiro, causadora de sérios prejuízos nos plantios onde o ataque é intenso. O manejo adequado do plantio permite ao produtor rural a segurança na obtenção de frutos de qualidade com reflexos diretos no aumento de renda por unidade de área. Apresenta ainda a vantagem do baixo custo, prescindindo inclusive de métodos de controle químico correntemente utilizado na intervenção para o controle de insetos de interesse econômico.
A tecnologia possibilita a elaboração de estratégias de controle da broca-do-fruto, especialmente em destaque o manejo da broca-do-fruto por meio da coleta diária dos frutos caídos ao chão. No conceito de sustentabilidade é uma prática agrícola extremante valorosa, a qual não representa qualquer perigo para a entomofauna benéfica, animais domésticos e silvestres ao próprio produtor, que não se expõem à substâncias tóxicas regularmente utilizadas no conceito de controle de pragas na agricultura, e por último, o consumidor que se beneficia com um produto saudável
Plantas Medicinais - Folhas, cascas e óleos essenciais de plantas medicinais serão expostos, demonstrando a importância para o uso e preservação destas espécies. O uso de plantas medicinais e aromáticas representa em muitos casos a única terapia disponível para populações isoladas na imensidão da Amazônia. Partes de plantas ou plantas inteiras de famílias botânicas como Piperaceae, Euphorbiaceae, Bignoniaceae, Lauraceae, Cesalpiniaceae, Meliaceae, dentre outras, são utilizadas como remédios.
O cultivo dessas espécies só é possível através do acúmulo de informações sobre as diversas etapas do desenvolvimento das plantas, desde a colheita de sementes e/ou outras estruturas naturais de propagação. A colheita de folhas, caules, raízes, resinas de plantas com origem conhecida, permite a oferta de matéria-prima vegetal de qualidade, garantindo dessa forma o fortalecimento da cadeia produtiva dos produtos naturais. A Embrapa Amazônia Ocidental vem pesquisando de forma contínua diversas espécies medicinais/aromáticas, buscando definir sistemas de produção e oferta de matéria-prima de qualidade.
Criação de matrinxã (Brycon cephalus) em tanques de barragem - Esta espécie de peixe é criada em áreas já desmatadas ou destinadas a uso alternativo. A viabilidade econômica da piscicultura na Amazônia já foi confirmada por meio de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental. Isso vem despertando o interesse dos produtores rurais, garantindo uma estimativa de retorno para agências de crédito rural, gerando também um grande salto na produção estadual. A partir das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental, foram desenvolvidos sistemas produtivos para tambaqui em viveiros escavados e barragens, matrinxã em barragens e para tartarugas.
Atualmente a Embrapa vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de sistemas de produção de espécies amazônicas, principalmente o tambaqui, a matrinxã e o pirarucu.
As pesquisas testam diferentes sistemas de criação, nutrição, tratamentos contra doenças e parasitas, reprodução e melhoramento genético de peixes. A sustentabilidade do setor é pautada na inclusão de pequenos produtores com mão-de-obra familiar, o aproveitamento de áreas inapropriadas para outras produções e alto valor agregado.
POSTERES - Lista de trabalhos que serão apresentados em forma de posteres por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental na 61.ª Reunião Anual da SBPC.
(CENA/USP) INFLUÊNCIA DA COBERTURA VEGETAL NAS ESTRUTURAS DE COMUNIDADES
BACTERIANAS EM SOLOS DE TERRA PRETA DE ÍNDIO NA AMAZÔNIA CENTRAL - Lima,
A. B.; Cannavan, F. de S.; Teixeira, W. G.; Tsai, S. M.
(INPA) AVALIAÇÃO ADULTICIDA DE DERIVADOS SEMISINTÉTICOS DO DILAPIOL EM
AEDES AEGYPTI - Pinto, A. C. da S.; Tadei, W. P.; Nogueira, K. L.; Pohlit,
A. M.; Chaves, F. C. M.
(UEA) ASPECTOS AGROECOLÓGICOS OBSERVADOS NO PROJETO DE ASSENTAMENTO VILA
AMAZÔNIA, PARINTINS-AM. - Silva, R. L. da; Sousa, S. G. A. de; Lourenço,
J. N. DE P.
(UEA) CARACTERIZAÇÃO DE POLIGALACTURONASES DE MYCOSPHAERELLA FIJIENSIS
AGENTE CAUSAL DA SIGATOKANEGRA DA BANANEIRA. - Miranda, E. C. de;
Gasparotto, L.; Hanada, R. E.; Sousa, N. R.; Silva, G. F. da
(UEA) CUSTOS E OPORTUNIDADES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZONIA
CENTRAL - Lourenço, F. de S.; Lourenço, J. N. de P.; Sousa, S. G. A. de;
Guimarães, R.
(UFAM) CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO SOLO DE UM PLANTIO DE PAU-DE-BALSA
(Ochroma pyramidale Cav. ex Lamb., Urb.) CONSORCIADO COM ANDIROBA (Carapa
guianensis Aubl.) EM ÁREA DEGRADADA NA AMAZÔNIA CENTRAL - Green, M.;
Ferraz, J. B. S.; Teixeira, P. C.; Teixeira, W. G.
(UFAM) ESTADO NUTRICIONAL DOS GUARANAZEIROS MANEJADOS ORGANICAMENTE NO
MUNICÍPIO DE MAUÉS - AM. - Souza, W. M. de; Teixeira, W. G.
(UFAM) CLASSIFICAÇÃO DE ALGUNS PERFIS DE SOLOS NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE
URUCU, COARI - AM - Macedo, R. S.; Teixeira, W. G.; Martins, G. C.; Souza,
A. C. G. de; Encinas, O. C.
(UNINILTON LINS) IDENTIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS ENVOLVIDAS NA CASCATA DE
SINALIZAÇÃO POR PH E CARACTERIZAÇÃO DO FATOR DE TRANSCRIÇÃO PACC EM
Mycosphaerella fi jiensis AGENTE CAUSAL DA SIGATOKANEGRA - Queiroz, C. B.
de; Hanada, R. E.; Gasparotto, L.; Sousa, N. R.; Silva, G. F. da
(UNINiltonLins) AVALIAÇAO PRELIMINAR DE MARCADORES ISSR DI E
TRINUCLEOTIDEOS EM GERMOPLASMA DE MANDIOCA DA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS -
Sousa, S. B. de; Dias, M. C.; Sousa, N. R.; Silva, G. F. da; Barreto, J.
F.
ARGILA DISPERSA EM AGUA E GRAU DE FLOCULACAO DE ARGILAS NA CAMADA
SUPERFICIAL DO SOLO COMO PARAMETRO INDICADOR DE RECUPERAÇÃO DE AREAS
ALTERADAS NA PROVINCIA PETROLIFERA DE URUCU, COARI - AM. - Encinas, O. C.;
Teixeira, W. G.; Macedo, R. S.; Souza, A. C. G. de
ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO SOB FLORESTA PRIMÁRIA E EM ÁREAS COM DIFERENTES
IDADES DE REFLORESTAMENTO NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU, COARI - AM -
Souza, A. C. G. de; Martins, G. C.; Teixeira, W. G.; Macedo, R. S.;
Encinas, O. C.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIHELMÍNTICA DO EUGENOL EM TAMBAQUI (Colossoma
macropomum) INFECTADOS COM MONOGENÓIDES - Miranda, W. S. da C.; Carvalho,
E. da S.; Boijink, C.
BANCOS DE SEMENTES DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVOS DE MANDIOCA NA AMAZÔNIA
CENTRAL - Costa, J. R. da; Mitja, D.; Fontes, J. R. A.
CAPACIDADE DE RETENÇÃO DE ÁGUA NA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO DE FLORESTA E
SOLO DECAPITADO NA BASE DE OPERAÇÕES GEÓLOGO PEDRO DE MOURA - URUCU - AM -
Silveira, A. K. da C. da; Teixeira, W. G.; Ceddia, M. B.
CARACTERIZAÇAO DA PROTEÍNA AVR4 EM Mycosphaerella fi jiensis AGENTE CAUSAL
DA SIGATOKANEGRA DA BANANEIRA. - Paixão, R. D. V. da; Gasparotto, L.;
Hanada, R. E.; Sousa, N. R.; Silva, G. F. da
ENXERTIA DE CLONES DE COPA DE SERINGUEIRA RESISTENTES AO MAL-DAS-FOLHAS E
PRODUÇÃO DE BORRACHA NATURAL NO AMAZONAS - Fontes, J. R. A.; Morais, R. R.
de
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÍNA INDUTORA DE NECROSE E ETILENO
(NEP) EM Mycosphaerella fi jiensis AGENTE CAUSAL DA SIGATOKA-NEGRA DA
BANANEIRA - Queiroz, C. B. de; Pereira, E. L. S.; Miranda, E. C. de;
Hanada, R. E.; Gasparotto, L.; Silva, G. F. da
INTERAÇÃO DE FRAÇÕES PROTEICAS DE Chromobacterium violaceum COM ESPOROS DE
Colletotrichum sp. ISOLADO DE GUARANAZEIRO - Angelo, P. C. da S.;
Sotero-Martins, A.; Franco, A. M. R.; Pereira, J. C. R.; Araújo, J. C.;
Lozano, J. L. L.
MODELOS INDIRETOS DE ESTIMATIVA DE BIOMASSA DE CAPOEIRAS NA AMAZÔNIA
CENTRAL. - Wandelli, E. V.; Fearnside, P. M.
O AUMENTO DA CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS (CTC) DO SOLO ATRAVÉS DA
APLICAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL EM UM LATOSSOLO AMARELO NA AMAZONIA CENTRAL. -
Souza, T. T.; Lima, A. B.; Teixeira, W. G.
OCORRÊNCIA DE OAH (OXALOACETATO ACETILHIDROLASE) ENZIMA ENVOLVIDA NA
BIOSSINTESE DE ÁCIDO OXÁLICO NO ASCOMICETO EM MYCOSPHAERELLA FIJIENSIS -
Souza, Á. de; Gasparotto, L.; Hanada, R. E.; Sousa, N. R. de; Silva, G. F.
da
RESPOSTAS SANGUÍNEAS E PLASMÁTICAS DO TAMBAQUI COLOSSOMA MACROPOMUM A
BANHOS ANESTÉSICOS DE EUGENOL - Ribeiro, P. T.; Dias, A. M.; Affonso, E.
G.; Amaral, M.; Boijink, C.; Inoue, L. A. K. A.
Maria José Tupinambá
Embrapa Amazônia Ocidental (114/DRT-AM)
/ (92) 3303-7800/ 7852
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura