Fundação disponibiliza resultados preliminares de trigo do PR e SP
Minas Gerais deverá colher uma safra recorde de grãos em 2011. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção deste ano deve ser de 10,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 3,9% em relação ao ano passado.
A produção esperada para 2011 supera o antigo recorde estadual, que foi de 10,4 milhões de toneladas em 2009. O aumento esperado da safra mineira deste ano também supera a média do crescimento nacional que, segundo a Conab, será de 0,1%.
“Os maiores destaques da safra deste ano serão a soja e o algodão. No caso da soja, o crescimento será de 6,8%, superando a produção de 3,1 milhões de toneladas. Pelo segundo ano consecutivo foi registrado um crescimento da área plantada com soja”, explica João Ricardo Albanez, superintendente de Política e Economia Agrícola da secretaria de Agricultura de Minas Gerais.
Segundo o superintendente, os produtores estão aproveitando os bons preços da soja no mercado internacional. “A alta dos preços no exterior também valoriza o produto no mercado interno. Houve um grande aumento mundial do consumo de soja”.
No caso da produção mineira de algodão, o crescimento esperado para este ano será de 73,3%, com uma safra estimada de 96,7 mil toneladas. “Assim como aconteceu com a soja, o algodão também está valorizado em todo o mundo. O aumento do consumo e a redução dos estoques mundiais valorizaram o algodão em pluma. No mercado interno, o preço pago ao produtor dobrou no último ano”, comenta Albanez.
Cana-de-açúcar
A Conab também confirmou que a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais destinada ao setor sucroalcooleiro foi recorde em 2010. Foram colhidos 55,2 milhões de toneladas. Um aumento de 10,6% em relação ao ano passado.
A safra colhida em 2010 consolidou Minas Gerais, como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país. Da produção colhida no Estado, 57% foram destinados à produção de etanol e 43% para a produção de açúcar.
“A instalação de três novas usinas em Minas Gerais no ano passado, incentivou o aumento da produção. Além disso, a melhoria dos preços do açúcar incentivou o setor”, afirma João Ricardo Albanez.
As novas usinas de Minas Gerais que entraram em funcionamento no ano passado estão em Uberaba, Tupaciguara (Triângulo Mineiro) e João Pinheiro (Noroeste). Segundo o superintendente, além da produção de açúcar e etanol, a instalação de novas usinas está ampliando a geração de energia com o uso do bagaço da cana-de-açúcar.
Marcelo Varella
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(31) 3915-8552
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura